À plataforma do modelo já existente, Specialized Tero, a marca adicionou suspensão traseira e alguns acessórios conferem à bicicleta maior polivalencia, pensada de origem para poder acomodar guarda lamas e alguma capacidade de carga, dando origem à Specialized Tero X.
O mercado mudou com a chegada das bicicletas elétricas, as marcas adaptaram-se, construíram bicicletas elétricas de montanha específicas para esse fim, para subir e descer montanhas de forma rápida e divertida, mas a verdade é que uma parte do público apenas pretende uma bicicleta elétrica que permita fazer o seu passeio pela montanha de forma confortável.
O vídeo do teste
Motor
Na Suíça, onde se encontra o centro de desenvolvimento “Turbo” da Specialized e onde desenvolvem todos os motores da marca, os engenheiros adaptaram as unidades 2.0 e 2.2 já existentes noutros modelos como a Turbo Levo ou Turbo Kenevo, à nova Tero X.
Sem novidade neste aspecto, tratam-se dos motores Specialized 2.0 e 2.2 incorporados no quadro de alumínio da Tero X, que segundo a marca quadruplica a potência do ciclista, gerando ampla potência para facilitar o trabalho nas subidas mais íngremes.
O motor ganha maior ênfase neste modelo pois além de auxiliar simplesmente a capacidade do ciclista, fornece o músculo extra necessário para carregar o equipamento de trekking, o material para acampar, lanches de fim de semana, ou o tripé para gravar e fotografar, como o fizemos.
Suspensão
A suspensão traseira é caracterizada por um mono pivot, que isola o peso extra da carga do funcionamento da suspensão. Além disso, ao ser desenvolvida de raíz para ter guarda lamas, este não interfere com o funcionamento da suspensão.
Sistema TCT Mastermind
Assim como em outros modelos elétricos da Specialized, também a Tero X tem este sistema. O MasterMind é um ecrã totalmente personalizável que revela todas as informações relevantes sobre a tua volta, permitindo o ajuste em tempo real dos níveis de potência da assistência elétrica no guiador.
Espigão telescópico, guarda lamas e iluminação de série
Atendendo ao publico e objectivos desta bicicleta, que são a aventura e versatilidade para o dia a dia, a Specialized coloca de origem em todos os modelos Tero X, guarda-lamas, iluminação até 1.000 lúmenes de potência do farol e uma luz traseira sensível à velocidade disponível que aumenta o brilho de 11 para 22 lúmenes quando a desaceleração é detetada e ainda o espigão telescópico.
O espigão telescópico, além das vantagens já conhecidas em terrenos e descidas técnicas, é colocado porque a marca obteve por parte de muitos utilizadores, o feedback de que este acessório também ajuda na entrada e saída da bicicleta. (Ver vídeo).
Transmissão
A Specialized Tero X 4.0 (modelo testado), vem com uma transmissão de BTT SRAM SX Eagle 1X12, com um prato de 38 dentes e uma cassete 11-50D, de acordo com a tendência atual das bicicletas de montanha.
Os pneus Ground Control conferem uma estabilidade e segurança mesmo aos menos experientes.
Conclusão
Não é uma bicicleta de BTT pura e dura, é uma bicicleta de passeio com fortes capacidades para o BTT, poderemos compará-la a um SUV (não é um jipe puro e duro mas pode fazer umas incursões no todo o terreno).
Notei no conjunto um conforto fantástico, um controlo e confiança capazes de engolir buracos, suavizar lombas e pedras, ideal tanto para quem o ciclista experiente que procura uma bicicleta confortável e com capacidade de carga, como para o menos experiente que procura uma primeira bicicleta elétrica com estas características.
Podes ver gama completa, disponibilidade e preços da bicicleta testada aqui no site da marca: www.specialized.pt/tero_x
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.