Teste sapatos Shimano RX6 — Conforto, desempenho e equilíbrio até no preço

Teste sapatos Shimano RX6 — Conforto,  desempenho e equilíbrio até no preço

A Shimano já nos habituou a qualidade e rigor naquilo que faz e os sapatos Shimano RX6 são mais uma prova disso. Pensados para o gravel mas que facilmente se adaptam a um BTT ligeiro, graças ao sistema SPD e a um equilíbrio bem conseguido entre rigidez, conforto e preço.

Sensações

Ao pedalar com eles ainda nos primeiros metros a primeira sensação que nos vem à cabeça é conforto. São daqueles sapatos que se calçam e imediatamente parecem “certos” (se experimentares a calçar numa loja vais perceber o que escrevo).

Créditos: David Raquel

O ajuste é feito através de um sistema BOA L6 combinado com uma tira de velcro frontal, o que permite uma adaptação precisa ao pé e facilita muito na hora de calçar e descalçar.

O BOA oferece microajuste quando se aperta, a zona do velcro dianteiro raramente precisa de ser tocado após fazermos o primeiro ajuste — é simples e funcional.

Com uns toques de gama superior

A construção é em pele sintética, idêntica à dos modelos superiores RX8 e XC7, têm uma ventilação aceitável através dos orifícios de drenagem que certamente irão ajudar quando o percurso tem pequenos ribeiros com água ou em dias de chuva. (Não testei com lama e chuva mas esses orifícios dão jeito nessas condições).

O calcanhar tem uma forma bem desenhada, garante um suporte suficiente para carregar e puxar o pedal sem incómodo nesta zona.

Créditos: David Raquel

Um par de sapatos para tudo

A sola é de nylon reforçado com carbono, com uma rigidez de 8 na escala da Shimano (que vai até 12). Ou seja, para o utilizador que deseja desempenho em corridas podem não ser perfeitos, mas para quem deseja fazer longas tiradas de bicicleta têm um equilíbrio muito bom entre rigidez e alguma flexibilidade que também dá jeito para caminhar — ideal para o gravel bikepacking ou dias com mais de dez horas de pedalada, onde sempre se fazem paragens e tem que se caminhar.

Créditos: David Raquel

Na hierarquia da Shimano, o RX6 fica abaixo do RX8, que é o modelo mais competitivo e com sola totalmente em carbono (estes sim para quem deseja carregar mais no pedal e andar rápido), também bastante mais caro.

Sinceramente, a diferença sente-se mais no preço do que na experiência real de utilização, pelo menos para quem não compete. Por isso, é fácil ver nos RX6 uma opção equilibrada para o ciclista que quer um único par de sapatos para tudo — Gravel, BTT e até um passeio de estrada de vez em quando.

Opinião final

No final de contas, os Shimano RX6 são uns sapatos completos e equilibrados: leves quanto baste, visualmente bonitos, confortáveis e suficientemente eficientes para fazer de tudo um pouco com eles.

Por ultimo e talvez o mais importante para muitos, têm um preço ajustado ao que oferecem — o que os torna numa opção muito válida dentro deste segmento de sapatos.

Créditos: David Raquel

Podes ver os preços e a gama completa dos sapatos Shimano para Gravel aqui no website da marca: bike.shimano.com/pt

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , “X” , e Facebook.

Noticias relacionadas

TRP e TEKTRO tornam Bicimax em parceiro estratégico para oficinas e lojas

TRP e TEKTRO tornam Bicimax em parceiro estratégico para oficinas e lojas

UCI Alentejo Gravel | Reconhecimento do percurso em Ourique

UCI Alentejo Gravel | Reconhecimento do percurso em Ourique

Como montar pneus tubeless na bicicleta | Tutorial

Como montar pneus tubeless na bicicleta | Tutorial

Mundial de Gravel 2025 – Finalmente Florian Vermeersch alcança o arco-íris

Mundial de Gravel 2025 – Finalmente Florian Vermeersch alcança o arco-íris

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais