Teste – Novos pneus Michelin Power Gravel – Aderência surpreendente.
Testámos um dos mais recentes lançamentos da Michelin, os POWER Gravel.
O mercado das bicicletas Gravel, embora em grande expansão noutros países, em Portugal ainda não tem muita expressão, mas já existem alguns utilizadores deste tipo de bicicletas.
Atenta ao crescimento desta vertente, a Michelin lançou os novos Michelin Power Gravel, que como o próprio nome indica são específicos para gravel. O modelo foi lançado no mercado nas medidas 700c com 33 e 35mm de largura, nós testámos os 35mm.
Alguns pneus de Gravel têm como particularidade, tacos pequenos, ou alguns nem tacos têm no centro do pneu.
Numa primeira abordagem a este pneu da Michelin (quando estamos com ele na mão), olhamos para os tacos pequenos e baixos, e é difícil imaginar que em terrenos de terra e gravilha tenha muito “grip” ou tracção nas subidas.
A verdade é que depois de montados na bicicleta e quando os estamos a utilizar realmente, estes pneus surpreendem muito pela positiva.
Em terreno seco ou pouco molhado são simplesmente surpreendentes, proporcionam uma excelente tracção em subidas íngremes.
A curvar, à medida que vamos ficando mais à vontade com eles notamos que também cumprem muito bem devido aos agressivos tacos laterais, estes sim mais salientes.
Durante vários quilómetros de teste “off-road”, nos quais passámos por raízes, pedras, gravilha, barro denso e terreno arenoso, não furámos uma vez e destacamos a tracção em subida bem como a capacidade roladora do pneu.
Ou seja, como pneus Gravel são excelentes, a marca francesa não deixa os créditos por mãos alheias, têm um óptimo desempenho tanto no que respeita à tracção em subida como a curvar e a rolar.
Fizemos um pequeno vídeo para demonstrar como o pneu agarra e não derrapa em subida.
Em terreno um pouco mais encharcado o desempenho não é tão bom pois os tacos não são tão efectivos na lama.
Tendo em conta que o seu desempenho na lama e terreno encharcado é mais limitado, para utilização em Ciclocrosse pareceram-nos um pouco limitados, é necessário ter em atenção como está o piso do circuito.
Se for um circuito seco/húmido, óptimo, se estiver com muita lama e encharcado poderão não ser a melhor escolha.
Sitema “Tubeless” e pressões:
Apesar de termos testado os pneus com câmara de ar, a nossa opinião é que no Gravel e Ciclocrosse o sistema de câmara de ar não é o melhor.
Apesar de nos terem surpreendido, temos a noção de que serão ainda melhores com sistema “Tubeless”, para o qual está preparados (são Tubeless ready).
Durante os dias em que os usámos, não tivemos qualquer furo mas o sistema de câmara de ar não permite usar pressões onde o pneu se adapta ao terreno e pequenos obstáculos, pois facilmente “trilha” a câmara de ar e consequentemente fura.
Com o sistema de “tubeless”, e uma pressão de cerca de 3,5 BAR ou 50 PSI (também vai depender do peso do ciclista, neste caso com 80 kgs.) o pneu fica rijo suficiente para não “vergar” em superfícies planas (como o asfalto), mas ao mesmo tempo deforma e adapta-se ás irregularidades do terreno de gravilha, pedras, raizes (“off-road”), proporcionando melhor conforto e desempenho neste terreno.
Os Michelin POWER Gravel estão equipados com as tecnologias “Bead 2 Bead”; banda de reforço protectora em todo o pneu e um novo composto de borracha “X-Miles”, que segundo a marca garante maior durabilidade (continuaremos a usar e daremos esse “feed-back” mais tarde).
Estão disponíveis no mercado português pelo preço de €44,00 e podes recolher mais informações sobre os mesmos aqui no site da Shimano Portugal
Por: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco