Testámos durante um mês, alguns quilómetros e horas de pedalada, as luvas Shimano Windbreak Race, um acessório essencial para esta altura do ano, quando a temperatura se situa entre os 5 e os 12ºC.
Adequadas aos dias de hoje
Em geral as luvas de inverno, embora aqueçam as mãos, em muitos casos são algo “chatas de usar”, levando a que muitas vezes o ciclista prefira sair com luvas de verão e passar frio, mas porquê?
Em muitos casos este tipo de luvas não encaixam perfeitamente na mão, retiram algum controlo do guiador e depois de alguns minutos a pedalar, muitas delas deixam as mãos húmidas, com demasiada transpiração.
Além disso (embora isto aconteça menos, nos novos modelos de luvas), também nos retiram a possibilidade de manusear os ecrãs tácteis dos telefones e dispositivos GPS.
Olhando para as Shimano Windbreak Race antes de as utilizar, o que nos atrai é o seu aspecto aligeirado e a adaptação que têm na mão (ficam suficientemente justas, ficam “fit”), além dos pormenores nas pontas dos dedos que revelam ser adaptadas para manusear ecrãs táteis.
Por outro lado, o aspeto aligeirado pode levar a pensar que não sejam suficientemente quentes, algo que depois de as utilizar verás que não é verdade. Na realidade revelaram-se bastante boas termicamente, confesso que fiquei surpreendido pela positiva!
Não são umas luvas super quentes, mas evitam que as tuas mãos fiquem geladas, com duas vantagens principais na minha opinião: não causam transpiração e mantém a sensibilidade e tacto com o guiador, travões e manípulos das mudanças.
O conforto térmico vai depender de pessoa para pessoa, há ciclistas que têm melhor adaptação ou resistência ao frio que outros, mas o facto de fazerem efeito corta vento, mantendo ainda assim a mão respirável, torna-as numa opção muito equilibrada para dias com temperaturas entre os 5 e os 12 graus.
Características
- Tecido elástico de tripla camada, com membrana corta-vento para manter os dedos quentes
- Luvas de competição sem almofada e com costuras reduzidas para uma melhor aderência
- Desenhadas para uma colocação fácil, com punho estendido
- Macias e com superfície de limpeza de baixo perfil no polegar
- Compatíveis com ecrã tátil
- Palma em camurça, poliéster 60% reciclada, com impressões em silicone para melhor aderência;
Materiais
- Palma: Pele Sintética
- Costas da mão: 97% Poliéster, 3% Elastano
Preço: De acordo com a informação da SC Vouga, importador Shimano em Portugal, o PVP aconselhado é de 34,95€.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube, Instagram, Twitter e Facebook.