A marca chinesa iGPSPORT parece sériamente comprometida em melhorar os seus equipamentos e oferecer um produto cada vez melhor e mais aperfeiçoado ao utilizador. A prova disso é a atualização do seu equipamento topo de gama iGPSPORT IGS 630, com o novo iGPSPORT IGS 630s.
Testei o equipamento durante 3 meses (tal como havia feito com o seu antecessor), o equipamento é igual ao modelo 630 no que respeita a aspeto e qualidade de acabamento, mudou o software e foram melhorados alguns aspetos, com destaque para a, ainda maior, autonomia e melhorias na navegação.
Vídeo do teste
Autonomia impressionante
Uma das melhorias mais notáveis no iGS 630s é a sua incrível autonomia. Agora, com uma impressionante capacidade de 45 horas (o iGS630 também é muito bom, tem 35 horas).
Podemos enfrentar trajetos mais longos sem nos preocuparmos com a bateria. Esta melhoria substancial na autonomia proporciona maior liberdade e menor preocupação, pois mesmo integrando o equipamento com outros acessórios (como luzes, potenciómetro, telemóvel, etc.) garante sempre uma autonomia muito boa seja quando queremos explorar novas e longas rotas, seja quando o utilizamos no dia a dia, sem ter necessidade de colocar a carregar muitas vezes.
Funcionalidade “Climb Pro”
A adição da funcionalidade “Climb Pro” destaca o compromisso da iGPSPORT em fornecer ferramentas avançadas para os ciclistas.
Esta funcionalidade informa sobre as subidas no percurso, permitindo uma preparação adequada para os desafios que se aproximam.
Confesso que eu pessoalmente não utilizo muito, principalmente se estiver num percurso com navegação, prefiro ter sempre acesso ao mapa, mas é útil nos primeiros metros da subida para sabermos o que temos pela frente.
De qualquer forma é uma vantagem valiosa para os ciclistas que buscam melhorar o seu desempenho em terrenos variados, embora só funcione quando carregamos um percurso e estamos a seguir esse percurso.
Os equipamentos da concorrentes de referência têm esta funcionalidade disponível, mesmo sem ter o percurso carregado, mas são equipamentos que custam sensivelmente o dobro do preço deste.
Navegação: precisão e rapidez melhoradas, mas…
A busca precisão atingiu um novo patamar no iGS 630S, a marca introduziu “GNS Dual-frequency GPS” e “GNSS full-constellation positioning” neste dispositivo, que resumidamente permitem que este esteja melhor tanto no que respeita à posição de navegação, como à melhor cobertura global.
Isto melhora o desempenho em diferentes condições meteorológicas, em áreas urbanas mais densas ou zonas mais remotas, com obstáculos naturais de maior dimensão.
Notei que o iGS 630s teve melhorias na navegação, especialmente por corrigir automaticamente o percurso quando o ciclista se desvia do trajeto planeado. No entanto, é importante destacar que esta funcionalidade (correção da rota) não funciona tão bem quando comparado com marcas concorrentes de referência, ainda há espaço para melhorar neste campo.
Se o dispositivo detecta que na mesma direção (por exemplo Norte) existem caminhos alternativos mais longos, ele só nos manda voltar ao ponto onde saímos do trajeto planeado, não dá o caminho alternativo (direção norte), que permita retomar o principal.
É importante salientar que esta funcionalidade faz mais diferença se estamos a correr contra o relógio, em algum evento competitivo, se utilizamos a navegação em simples modo viagem não vamos ficar perdidos certamente, o dispositivo oferece uma experiência de navegação boa.
Integração e conectividade
O iGS 630s não se destaca apenas pela sua autonomia e precisão, mas também pela integração com outros dispositivos como as luzes, medidores de potência e sistemas Shimano Di2.
A Conectividade com Telemóvel
A passagem das atividades gravadas para as aplicações IGS e Strava no telemóvel é bastante rápida e simples (melhor comparativamente com os concorrentes mais caros).
Uma das lacunas identificadas durante os testes está na passagem das notificações do telemóvel para o aparelho (chamadas e mensagens), notei a ausência da exibição de notificações no ecrã do iGS 630s. Esta falta de sincronização pode ser uma desvantagem para os utilizadores que valorizam a visualização rápida de mensagens ou alertas durante as suas voltas.
Integração com Shimano Di2
No que diz respeito à integração com o sistema Shimano Di2, notei uma limitação na integração com os botões superiores das manetes. Durante o teste, notei a falta da funcionalidade nesses botões, que permitem por navegar entre as várias páginas sem ter que retirar as mãos do guiador.
Mesmo fazendo a sincronização por mais do que uma vez, quando tentei ativar essa opção (que aparace disponível no menu), nunca consegui que ficasse a funcionar.
A integração é feita sem problemas com outras funcionalidades do Di2.
Conclusão
O iGPSPORT iGS 630s está melhorado em relação ao seu antecessor, com autonomia ainda maior, melhor precisão e rapidez na navegação, além de manter as características e funcionalidades de treino que já eram boas no IGS 630.
É um dispositivo com qualidade e que oferece tudo o que um ciclista pretende para monitorizar os seus treinos e evolução. Para os que procuram um dispositivo de treino com os vários tipos de leitura e sincronização (medidor de potência, banda cardíaca, Di2, etc.) é uma excelente opção.
No campo da navegação, embora apresente uma melhoria notável sinto que ainda não se equipara a outros dispositivos concorrentes. Para ciclistas que priorizam uma conectividade impecável, uma navegação intuitiva, fácil e rápida, pode ser benéfico explorar outras opções no mercado antes de tomar uma decisão final.
Creio que a iGPSPORT tem capacidade para elevar ainda mais a experiência do iGS 630s através de futuras atualizações.
Preço e disponibilidade
Este equipamento tem um PVP recomendado de €249,00 e podes descobrir as lojas que o comercializam através do importador da marca em Portugal, SCVOUGA.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.