Teste | GPS IGPSPORT IGS 630s | Características de topo a preço médio

Teste | GPS IGPSPORT IGS 630s | Características de topo a preço médio

A marca chinesa iGPSPORT parece sériamente comprometida em melhorar os seus equipamentos e oferecer um produto cada vez melhor e mais aperfeiçoado ao utilizador. A prova disso é a atualização do seu equipamento topo de gama iGPSPORT IGS 630, com o novo iGPSPORT IGS 630s.

Testei o equipamento durante 3 meses (tal como havia feito com o seu antecessor), o equipamento é igual ao modelo 630 no que respeita a aspeto e qualidade de acabamento, mudou o software e foram melhorados alguns aspetos, com destaque para a, ainda maior, autonomia e melhorias na navegação.

Vídeo do teste

Autonomia impressionante

Uma das melhorias mais notáveis no iGS 630s é a sua incrível autonomia. Agora, com uma impressionante capacidade de 45 horas (o iGS630 também é muito bom, tem 35 horas).

Podemos enfrentar trajetos mais longos sem nos preocuparmos com a bateria. Esta melhoria substancial na autonomia proporciona maior liberdade e menor preocupação, pois mesmo integrando o equipamento com outros acessórios (como luzes, potenciómetro, telemóvel, etc.) garante sempre uma autonomia muito boa seja quando queremos explorar novas e longas rotas, seja quando o utilizamos no dia a dia, sem ter necessidade de colocar a carregar muitas vezes.

Créditos: Topcycling.pt

Funcionalidade “Climb Pro”

A adição da funcionalidade “Climb Pro” destaca o compromisso da iGPSPORT em fornecer ferramentas avançadas para os ciclistas.

Esta funcionalidade informa sobre as subidas no percurso, permitindo uma preparação adequada para os desafios que se aproximam.

Créditos: Topcycling.pt

Confesso que eu pessoalmente não utilizo muito, principalmente se estiver num percurso com navegação, prefiro ter sempre acesso ao mapa, mas é útil nos primeiros metros da subida para sabermos o que temos pela frente.

De qualquer forma é uma vantagem valiosa para os ciclistas que buscam melhorar o seu desempenho em terrenos variados, embora só funcione quando carregamos um percurso e estamos a seguir esse percurso.

Os equipamentos da concorrentes de referência têm esta funcionalidade disponível, mesmo sem ter o percurso carregado, mas são equipamentos que custam sensivelmente o dobro do preço deste.

Navegação: precisão e rapidez melhoradas, mas…

A busca precisão atingiu um novo patamar no iGS 630S, a marca introduziu “GNS Dual-frequency GPS” e “GNSS full-constellation positioning” neste dispositivo, que resumidamente permitem que este esteja melhor tanto no que respeita à posição de navegação, como à melhor cobertura global.

Créditos: Topcycling.pt

Isto melhora o desempenho em diferentes condições meteorológicas, em áreas urbanas mais densas ou zonas mais remotas, com obstáculos naturais de maior dimensão.

Notei que o iGS 630s teve melhorias na navegação, especialmente por corrigir automaticamente o percurso quando o ciclista se desvia do trajeto planeado. No entanto, é importante destacar que esta funcionalidade (correção da rota) não funciona tão bem quando comparado com marcas concorrentes de referência, ainda há espaço para melhorar neste campo.

Créditos: Topcycling.pt

Se o dispositivo detecta que na mesma direção (por exemplo Norte) existem caminhos alternativos mais longos, ele só nos manda voltar ao ponto onde saímos do trajeto planeado, não dá o caminho alternativo (direção norte), que permita retomar o principal.

É importante salientar que esta funcionalidade faz mais diferença se estamos a correr contra o relógio, em algum evento competitivo, se utilizamos a navegação em simples modo viagem não vamos ficar perdidos certamente, o dispositivo oferece uma experiência de navegação boa.

Integração e conectividade

O iGS 630s não se destaca apenas pela sua autonomia e precisão, mas também pela integração com outros dispositivos como as luzes, medidores de potência e sistemas Shimano Di2.

A Conectividade com Telemóvel

A passagem das atividades gravadas para as aplicações IGS e Strava no telemóvel é bastante rápida e simples (melhor comparativamente com os concorrentes mais caros).

Créditos: Topcycling.pt

Uma das lacunas identificadas durante os testes está na passagem das notificações do telemóvel para o aparelho (chamadas e mensagens), notei a ausência da exibição de notificações no ecrã do iGS 630s. Esta falta de sincronização pode ser uma desvantagem para os utilizadores que valorizam a visualização rápida de mensagens ou alertas durante as suas voltas.

Integração com Shimano Di2

No que diz respeito à integração com o sistema Shimano Di2, notei uma limitação na integração com os botões superiores das manetes. Durante o teste, notei a falta da funcionalidade nesses botões, que permitem por navegar entre as várias páginas sem ter que retirar as mãos do guiador.

Créditos: Topcycling.pt

Mesmo fazendo a sincronização por mais do que uma vez, quando tentei ativar essa opção (que aparace disponível no menu), nunca consegui que ficasse a funcionar.

A integração é feita sem problemas com outras funcionalidades do Di2.

Conclusão

O iGPSPORT iGS 630s está melhorado em relação ao seu antecessor, com autonomia ainda maior, melhor precisão e rapidez na navegação, além de manter as características e funcionalidades de treino que já eram boas no IGS 630.

Créditos: Topcycling.pt

É um dispositivo com qualidade e que oferece tudo o que um ciclista pretende para monitorizar os seus treinos e evolução. Para os que procuram um dispositivo de treino com os vários tipos de leitura e sincronização (medidor de potência, banda cardíaca, Di2, etc.) é uma excelente opção.

No campo da navegação, embora apresente uma melhoria notável sinto que ainda não se equipara a outros dispositivos concorrentes. Para ciclistas que priorizam uma conectividade impecável, uma navegação intuitiva, fácil e rápida, pode ser benéfico explorar outras opções no mercado antes de tomar uma decisão final.

Creio que a iGPSPORT tem capacidade para elevar ainda mais a experiência do iGS 630s através de futuras atualizações.

Preço e disponibilidade

Este equipamento tem um PVP recomendado de €249,00 e podes descobrir as lojas que o comercializam através do importador da marca em Portugal, SCVOUGA.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Specialized apresenta a nova Chisel

Specialized apresenta a nova Chisel

Review – Sapatos Trek Velocis: O que dizer após 1000 km’s.

Review – Sapatos Trek Velocis: O que dizer após 1000 km’s.

Haste PRO DISCOVER Aero – Normas de segurança mais avançadas no Gravel

Haste PRO DISCOVER Aero – Normas de segurança mais avançadas no Gravel

Specialized lança novas rodas Roval Rapide CLX II Team

Specialized lança novas rodas Roval Rapide CLX II Team

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais