Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O: Protegem do frio e chuva?

Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O:  Protegem do frio e chuva?

Para os bravos que pedalam todo o ano, proteger os pés do frio e da chuva no inverno é um desafio, muitas vezes inglório. Testei as capas de sapato Shimano Dual H2O e deixo a opinião após algumas saídas em condições variadas.

Estas capas de sapato da Shimano evoluíram (tive outras no passado), aparentemente foram melhoradas ao nível da durabilidade (é necessário mais tempo para saber se o objetivo foi conseguido).

Mas cumprem com os restantes objetivos de proteger os pés do frio e da chuva?

Proteção contra o frio e chuva

No que toca ao frio, as capas de sapato Shimano Dual H2O são excelentes. Têm um forro em tecido polar que ajuda a aquecer os pés, mantêm os pés quentes mesmo em temperaturas abaixo dos 10°C. Todas as capas deste género têm o problema de não deixar o pé respirar, ficando húmido pela transpiração, no entanto isso nota-se mais em dias de sol (aquecendo demasiado as capas), em dias frios e nublados é quando este acessório é especialmente eficaz.

A proteção contra a água é eficaz, mas dentro das limitações normais de qualquer capa de sapato.

O revestimento impermeável impede a passagem de água vinda de salpicos e da estrada molhada, mas como acontece com a maioria das capas deste género, em dias de chuva intensa os pés acabam sempre por ficar molhados, pois a água escorre pelas pernas e entra pelo topo da capa ou pela parte inferior dos sapatos, algo difícil de evitar em qualquer modelo e este não é diferente.

Durabilidade e qualidade de acabamento melhorados

Na minha opinião, um dos pontos fortes destas capas é o acabamento e construção reforçada. O material parece resistente e bem concebido. A proteção na zona frontal e inferior minimiza o desgaste causado ao caminhar fora da bicicleta, um problema comum em capas menos robustas.

A marca afirma que o fecho “YKK AquaGuard” é uma mais valia, traduzindo isso por linguagem comum, creio que realmente dificulta a entrada de água pelo fecho.

Em resumo

Estas capas de sapato Shimano são eficazes para quem quer proteger os pés do frio e da chuva moderada. Funcionam bem em temperaturas baixas e estrada molhada, mas, como qualquer capa, não são infalíveis em dias de chuva forte.

Apesar só ter feito algumas pedaladas com elas, pelos acabamentos parece-me que a durabilidade foi melhorada e o conforto térmico que proporcionam também é bom, pelo que podem ser uma opção a ter em conta para quem procura um acessório deste género.

Informações acerca de pontos de venda, disponibilidade e preços, através do importador da marca em Portugal: www.scvouga.pt/pt/ciclismo

Noticias relacionadas

Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Nova suspensão FOX 34 SL – ADN para o XC moderno e muito mais

Nova suspensão FOX 34 SL – ADN para o XC moderno e muito mais

A BH Lynx Race de Tiago Ferreira para a Cape Epic ao detalhe

A BH Lynx Race de Tiago Ferreira para a Cape Epic ao detalhe

Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2025

Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2025

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais