Teste – Canyon Inflite CF SL 8.0 Race – Pura performance

Teste – Canyon Inflite CF SL 8.0 Race – Pura performance
Lançada em 2017, com um design diferente do tradicional, a Canyon Inflite rapidamente se afirmou como uma bicicleta de referência no Ciclocrosse e nós quisemos saber porquê.
(Vídeo do teste no final do artigo)

Quer se goste da marca ou não, numa coisa todos têm que dar a mão à palmatória, a Canyon não tem receio de arriscar quando se trata de colocar em prática as ideias em que acredita, mesmo que estas sejam um pouco diferentes do habitual.

A Inflite é um exemplo disso.

Haver uma bicicleta desenhada de raiz para o ciclocrosse não foi novidade, mas desenhar e fabricar uma bicicleta que levou essa linha de pensamento ao extremo foi.

O quadro 

Foi desenhado especificamente para facilitar a colocação ao ombro e agarrar mais facilmente nas zonas de barreiras e areia.

As escoras e triângulo traseiro foram pensados para acumular o mínimo de lama possível.

Um ângulo de direcção de 72,5º para poder atacar melhor as zonas técnicas dos circuitos (ideia transportada do BTT).

E ainda um guiador específico, mais largo e com avanço curto também para ultrapassar melhor as dificuldades técnicas do terreno.

Estas foram as bases de desenvolvimento do conceito de construção da Inflite: NO resultado final foi este design:

A estética pode não ser consensual, mas após testarmos, podemos garantir que é muito funcional.

Explicamos os principais aspectos do quadro neste vídeo. *Ainda estamos a afinar a captação de som 🙂

Os engenheiros da Canyon construíram uma “máquina” orientada para a performance pura , quando pedalas nesta bicicleta é como se estivesses num carro de “rally” que “te está sempre a pedir” para pisar no acelerador.

No terreno

O que vos podemos dizer é que, embora nós comuns mortais não tenhamos a capacidade de Mathieu van der Poel para acelerar nesta puro sangue de ciclocrosse, a bicicleta oferece muita adrenalina na mesma, em cada descida, curva ou subida.

Por outro lado, a manobrabilidade e funcionalidade anunciadas pela marca confirmam-se. No ciclocrosse estes são factores importantes e embora não tenhamos ido para um circuito da especialidade testámos a bicicleta em sectores que normalmente constituem os circuitos desta modalidade.

Mesmo não estando habituados a encarar escadas ou barreiras, estes foram movimentos que efectuámos com alguma naturalidade, é verdade que a bicicleta se coloca muito facilmente ao ombro.

Mesmo sem experiência, facilmente colocas a Canyon Inflite no ombro quando é necessário.

Nas descidas, vais agradecer o ângulo de 72,5º, assim como os manípulos SRAM force, pois por muita trepidação que exista no guiador, não permitem que a mão escorregue e saia do sítio. O ângulo ajuda em secções mais inclinadas e velocidades mais altas ao estabilizar a bicicleta.

A parte superior dos manípulos é mais subida para a mão não escorregar nas descidas.

Transmissão e travagem

Relativamente à transmissão SRAM Force, apesar de gostarmos do sistema “double-tap” achámos o seletor de velocidades mais firme que gostaríamos, sendo necessária mais força do que o habitual nas transmissões concorrentes da atualidade para as trocas de mudança. A sensibilidade também nos pareceu abaixo do esperado.

Os travões de disco SRAM Force foram testados em lama, areia, dias de chuva e dias secos. Não temos nada a apontar, cumpriram bem com a sua função.

O formato dos pousa mãos, pode não ser esteticamente o mais consensual, mas é extremamente prático quando estamos a utilizar a bicicleta, principalmente em descidas de terreno acidentado, não deixando a mão escorregar ou sequer sair do sítio.

Rodas

Um dos pontos de destaque desta bicicleta são as rodas “Reynolds AR 41 C” que lhe conferem uma rigidez e performance acima de outros modelos.

As rodas são “tubeless ready”, e a Canyon envia as válvulas
tubeless com a bicicleta.

Assim, podes (e deves) desde logo fazer a alteração para Tubeless, visto que com camara de ar o desempenho deste tipo de bicicletas no seu terreno não é o melhor, ao não permitir utilizar pressões de pneu tão baixas como seria desejável para obter as melhores prestações. 

Relativamente aos pneus “Schwalbe x-one 33mm.”, apesar de não comprometerem muito o desempenho da bicicleta, achámos que não estiveram à altura do conjunto, seja na tracção ou aderência em curva.

Como pontos positivos, destacamos ainda outros detalhes como o guia de corrente para evitar que esta salte em zonas de irregularidades, e o pedaleiro “Quarq ready”, pronto para colocar uma aranha “Quarq” com potenciómetro. Estes detalhes conferem à Inflite CF SL 8.0 Race mais valias para quem quer competir e treinar de forma mais séria.

Pedaleiro “Quarq Ready”

A minha opinião

A qualidade de construção e acabamentos desta Canyon é excelente, ao nível (por vezes mesmo acima) de marcas de referência, e o conceito do quadro focado em proporcionar prestações é uma grande mais-valia para quem quiser levar a sério o ciclocrosse.

Se a isto aliarmos os factores chave desta bicicleta, como as rodas de carbono Reynolds, o pedaleiro “Quarq ready”, guiador e avanço integrado em carbono, é difícil ficarmos indiferentes pois pelo preço de €2.999,00 tens à tua frente a bicicleta de ciclocrosse funcional, leve e rígida

Dificilmente encontras bicicleta com um quadro e equipamento equivalente, puramente desenvolvida para ciclocross nesta gama de preços.

Vídeo do teste

Podes encontrar a gama Inflite completa, assim como as medidas e geometria do quadro desta bicicleta no site da CANYON.

Por: Luís Beltrão

Fotografia: Jorge Branco

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Santa Cruz Blur | Uma puro sangue de BTT

Santa Cruz Blur | Uma puro sangue de BTT

Trek apresenta a nova bicicleta de montanha Procaliber Carbon

Trek apresenta a nova bicicleta de montanha Procaliber Carbon

Novo Espigão FOX Transfer Neo

Novo Espigão FOX Transfer Neo

Trek lança os novos capacetes de montanha WaveCel

Trek lança os novos capacetes de montanha WaveCel

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais