Em Junho deste ano a marca alemã lançou a sua nova bicicleta de suspensão total de XC, a nova Canyon Lux. Aqui tens o nosso teste à Canyon LUX CF SLX 9.0 Pro Race

Demorou alguns meses até a podermos testar, visto ser uma das bicicletas mais solicitadas à marca alemã, mas no passado dia 7 de Outubro tivemos finalmente o primeiro contacto com uma das bicicletas mais procuradas do momento.
A máquina utilizada por Mathieu Van der Poel na taça do mundo de XC é uma bicicleta completamente redesenhada, não tem rigorosamente nada a ver com a sua antecessora, excepto ser uma bicicleta de XC de suspensão total com 100mm.

Totalmente nova e mais eficaz
Uma das grandes alterações e até contrariando um pouco a tendência das ultimas novidades de outras marcas, a Canyon optou por mudar a posição do amortecedor, que na antiga LUX era vertical e na nova é horizontal.

Só a diferente colocação do amortecedor, traz outro ponto forte e novidade desta nova LUX, que é o facto de permitir a colocação de dois bidons de 800ml., o que é uma novidade bem vinda tendo em conta que é uma bicicleta também “maratonista”.

Outra vantagem com esta colocação de amortecedor é que as forças são direccionadas ao amortecedor mais directamente e permitiu aos engenheiros da Canyon pouparem algum peso evitando o sistema de link que a antiga bicicleta tinha (menos 140 gramas só no sistema de link do amortecedor).
Tal como acontece com bicicletas deste género de outras marcas, esta bicicleta não tem nenhum pivot traseiro.

Nos outros pivots, e segundo a marca, a Canyon desenvolveu nesta bicicleta uma técnica de rolamentos preenchidos com uma massa anti-corrosiva de alta viscosidade que é considerada muito resistente ao desgaste das lavagens de alta pressão.
A acompanhar as novas tendências
Toda a gama da LUX (excepto as duas mais baratas), foi dotada de espigão telescópico à imagem da ultimas tendências do “XC moderno”.

Um Kind Shock Lev SI com 100mm de curso que não é essencial, não é o espigão topo de gama desta marca,mas torna a bicicleta ainda mais completa.
No terreno
Após algumas pedaladas para cima e para baixo e alguns quilómetros feitos, depois de estares bem “encaixado” na bicicleta vais-te aperceber de que é uma bicicleta bastante rígida e ligeira quando sobes e exiges dela.

Misto de sensações
Se por um lado é bastante agradável não sentir o “bombear” do amortecedor em subida, por outro, em subidas técnicas e de muita pedra seria bom que o amortecedor tivesse uma posição intermédia que permitisse mais tracção.

A descer esta bicicleta é uma seta, facilmente vais sentir confiança para “te largares” nas descidas e vais repentinamente pensar que “afinal tens mais técnica do que pensavas”. Isto mesmo com um ângulo de coluna de direcção de 70º, imagina que os senhores da CANYON tinham sido ambiciosos e colocado 69,5º ou 69º? Em vez de boa seria perfeita a descer, até para os mais “aselhas”.

O destaque vai mesmo para o facto de ser uma bicicleta muito manobrável, ligeira, rígida e com qualidade de construção muito boa.
Pormenores como o “tranca direcção” para não permitir que o guiador ou os manípulos danifiquem o quadro em caso de queda ou transporte, o sistema de desaperto rápido da roda traseira, bem como o minimalista mas eficiente guia de corrente, mostram que se trata de uma bicicleta pensada e bem construída.
Em resumo
Por €5.599,00 a CANYON disponibiliza uma bicicleta equipada com rodas de carbono Reynolds black label xc carbon, transmissão SRAM eagle XX1, travões SRAM level ultimate, suspensão Rock Shox SID, amortecedor Rock Shox deluxe RLR e espigão telescópico, tudo do melhor.
Uma bicicleta de XC muito completa, mesmo não sendo a bicicleta topo de gama, está “race ready” para quem quiser competir, alguém lhe mudava alguma coisa?

Fomos provavelmente o primeiro meio em Portugal a testar esta bicicleta, esperamos ter-te ajudado a conhecê-la melhor com a nossa experiência.
Podes ver as características completas da bicicleta aqui.
Toda a gama LUX podes ver no site da CANYON.
Subscreve a nossa NewslettterEditar
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.
Fotografia: Jorge Branco
Por Luís Beltrão