Depois de Albstadt na Alemanha, uma semana depois a caravana da Taça do Mundo de XCO mudou-se para Nove Mesto na Morave, na República Checa.
Nos elites masculinos, Tom Pidcock havia feito na ultima corrida uma demonstração de superioridade impressionante, tendo realizado toda a segunda parte da corrida isolado na frente, mas desta vez os atletas habituais do XCO dificultaram-lhe um pouco mais a missão.
Hoje foi o romeno Vlad Dascalu quem assumiu o comando da corrida e colocou um ritmo alto na corrida, fazendo desde logo uma seleção de ciclistas na primeira volta.
A meio da segunda volta, Tom Pidcock assumiu a liderança e dispararam os alarmes nos restantes rivais, mas desta feita Pidcock não fez ali o ataque decisivo, limitando-se a controlar a corrida na frente até à volta 4, altura em que Nino Schurter e Vlad Dascalu começaram a mexer na corrida.
Na volta 5 estavam juntos Schurter, Dascalu, Pidcock, Alan Hatherly e Mathias Flueckiger na liderança.
Nino Schurter teve um furo numa altura crucial da corrida, conseguindo ainda assim, após ter trocado de roda, finalizar no terceiro posto.
O Campeão do Mundo chegou a rodar na 15ª posição, a 1 minuto da frente da corrida e na entrada para a ultima volta estava na frente a discutir a vitória! Foi um recital de Nino Schurter, que acabou por pagar o esforço da recuperação e não conseguiu aguentar o andamento de Pidcock e Dascalu até aos últimos metros.
Dascalu continuou ao ataque, mas Tom Pidcock conseguiu manter-se por perto o suficiente para sprintar com o romeno na recta final, acabando por ser o mais forte, conseguindo assim levar para casa a segunda vitória de uma corrida da Taça do Mundo de XCO no espaço de uma semana.
TOP 10 final
- PIDCOCK Thomas (GREAT BRITAIN)
- DASCALU Vlad (TREK FACTORY RACING XC)
- SCHURTER Nino (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM)
- COOPER Anton (TREK FACTORY RACING XC)
- HATHERLY Alan (CANNONDALE FACTORY RACING)
- FLÜCKIGER Mathias (THÖMUS MAXON)
- CAROD Titouan (BMC MTB RACING)
- FRISCHKNECHT Andri (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM)
- SCHWARZBAUER Luca (CANYON CLLCTV)
- ALBIN Vital (THÖMUS MAXON)
Corrida feminina
Na corrida feminina, Rebecca McConnell continua “o seu passeio”, voltou a vencer em Nove Mesto e este ano ainda não sabe o que é ficar em segundo lugar, leva três vitórias em três corridas.
Loana Lecomte terminou em segundo e Jenny Rissveds soube sofrer o suficiente para terminar em terceiro. Na quarta posição finalizou Jolnada Neff, discutindo ao sprint com Caroline Bohé que terminou assim no quinto posto.
TOP 10 final
- MCCONNELL Rebecca Ellen (PRIMAFLOR MONDRAKER GENUINS)
- LECOMTE Loana (CANYON CLLCTV)
- RISSVEDS Jenny (TEAM 31)
- NEFF Jolanda (TREK FACTORY RACING XC)
- BOHÉ Caroline (GHOST FACTORY RACING)
- MITTERWALLNER Mona (CANNONDALE FACTORY RACING)
- STIGGER Laura (SPECIALIZED FACTORY RACING)
- KELLER Alessandra (THÖMUS MAXON)
- TERPSTRA Anne (GHOST FACTORY RACING)
- FREI Sina (SPECIALIZED FACTORY RACING)
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.