Na 6.ª prova da taça do mundo em Mont-Saint-Anne, aqueles que sobreviveram à “eliminação” feita pelo próprio circuito conseguiram a glória.
Em Mont-Saint-Anne no Quebec decorreu uma das corridas mais emocionantes dos últimos tempos, uma pista técnica que originou problemas mecânicos e muitas quedas, o que baralhou o pódio final da corrida.
Uma das muitas quedas, a de Anton Cooper quando discutia a vitória da corrida na última volta. (Resumo da corrida no final).
Com Mathieu Van der Poel ( segundo classificado na geral da Taça do Mundo) de fora nesta ronda, por estar a disputar os europeus de XCO e de estrada em Glasgow, Nino Schurter tinha aqui oportunidade para vencer a sua 6.ª taça do mundo, mas uma corrente partida afastou-o dos lugares do pódio.

Schurter não ganhou para o susto, mas o seu 7.º lugar final foi suficiente para vencer a Taça do Mundo de XCO 2018.
Por sua vez, com Schurter afastado da frente da corrida, o vencedor da ronda anterior da taça do mundo Gerhard Kerschbaumer, tinha a oportunidade de conseguir a segunda vitória da carreira numa taça do mundo, mas uma queda no famoso trilho de pedras “La Béatrice” afastou-o da frente da corrida numa fase decisiva, tendo ainda conseguido recuperar e terminado em segundo.

Resistindo a tudo isto, Mathias Fluckiger conseguiu assim aos 29 anos a primeira vitória da sua carreira numa taça do mundo de XCO, tendo batido toda a concorrência e finalizando com toda a gente (inclusive os técnicos das outras equipas) a aplaudir o seu triunfo.

Pódio Masculino em Mont-Saint-Anne. Fotografia: © BARTEK WOLIŃSKI, Red Bull.
Aqui tens o resumo da corrida.
Na corrida feminina.
A campeã do Mundo Jolanda Neff alargou a sua vantagem na liderança da Taça do Mundo com mais uma vitória.
A correr em casa a Canadiana Emily Batty ficou no terceiro posto do pódio.

Podes ver as classificações completas aqui.
Luís Beltrão
Mr.B.