Taça do Mundo de XCO em Albstadt – Tom Pidcock arrasou concorrência

Taça do Mundo de XCO em Albstadt – Tom Pidcock arrasou concorrência

Faz quase um ano que Thomas Pidcock, ciclista da Ineos Grenadiers de 22 anos não competia no BTT, mas como esta é a modalidade para a que nasceu (pelas palavras do próprio), isso não parece ser um problema para o Campeão Olímpico da modalidade, que foi vencer a Taça do Mundo de XCO em Albstadt.

Depois de mudar o seu planeamento na temporada (que incluía inicialmente a participação no Giro d’Itália, como podes neste nosso artigo), e vindo directo da temporada de clássicas de estrada (na qual fez uma campanha modesta) Tom Pidcock foi à Taça do Mundo de XCO em Albstadt para bater a concorrência com uma aparente facilidade.

Nino Schurter, a história adiada por Pidcock

Após a vitória na primeira ronda da Taça do Mundo em Petrópolis, Nino Schurter tinha a sua primeira oportunidade em Albstadt de se tornar mo “mountain biker” com mais vitórias em Taças do Mundo da história, tentou desde cedo na corrida, mas Pidcock estragou os planos à volta 3 de 6.

Nino Schurter assumiu o comando na volta 1, atacando nas descidas e abriu um espaço rápidamente mas Pidcock acabou por recuperar, e para não correr riscos decidiu atacar na volta 3, em subida, ganhando uma vantagem que foi crescendo volta após volta (chegando a ter 48 segundos), e seguindo até à meta isolado.

A partir da volta 3 ohouve a corrida de Pidcock, sozinho na frente, e a corrida do grupo perseguidor na luta pelo pódio, que incluiu Nino Schurter (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM), Vlad Dascalu (TREK FACTORY RACING XC), e Titouan Carod (BMC MTB RACING), sendo que os dois primeiros finalizaram em segundo e terceiro da corrida.

A temporada de Tom Pidcock

Relembremos que Pidcock, foi campeão olímpico de ciclismo de montanha (XCO) no verão passado, depois preparou-se para temporada de Ciclocrosse no final do ano, tendo alcançado o título de campeão do mundo dessa modalidade no início deste ano.

Após este ciclo, mudou o foco e preparação novamente para a estrada, no sentido de estar em novo pico de forma na época de clássicas que terminou em Abril. O britânico esteve em quase todas os clássicas da primavera, tendo como melhor resultado um pódio na “Através da Flandres”.

Estava planeado ir ao Giro, mas tudo indica agora que estará escalonado para o Tour de France mas pelo meio, ainda “vai dar uma perninha” em algumas corridas da Taça do Mundo de XCO.

TOP 10 masculino – Taça do Mundo em Albstadt

  1. PIDCOCK Thomas (INEOS Grenadier)
  2. SCHURTER Nino (SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM) 
  3. DASCALU Vlad (TREK FACTORY RACING XC) 
  4. CAROD Titouan (BMC MTB RACING) 
  5. VALERO SERRANO David (BH TEMPLO CAFÉS UCC) 
  6. SARROU Jordan (SPECIALIZED FACTORY RACING) 
  7. HATHERLY Alan (CANNONDALE FACTORY RACING) 
  8. COLOMBO Filippo (BMC MTB RACING) 
  9. AVANCINI Henrique (CANNONDALE FACTORY RACING)
  10. ULLOA AREVALO Jose Gerardo (Massi)

Corrida feminina

Rebecca McConnell (Primaflora Mondraker Genuins) provou que o que aconteceu há um mês atrás no Brasil, na primeira ronda da Taça do Mundo de XCO, não foi um acaso.

Um mês depois de vencer a sua primeira Taça do Mundo de XCO, a campeã australiana Rebecca McConnell conquistou este fim de semana o primeiro Short Track (XCC) da sua carreira e também a corrida de XCO este domingo, conseguindo assim o pleno assim neste fim de semana.

No segundo lugar ficou Jenny Rissveds (TEAM 31 IBIS CYCLES), um óptimo resultado na sua primeira corrida da temporada, e em terceiro ficou a jovem Mona Mitterwallnner (CANNONDALE FACTORY RACING), nome a ter em conta, visto esta ser somente a sua segunda corrida na categoria elite.

Na corrida Sub-23, a jovem portuguesa Ana Santos terminou no 22.º posto.

TOP 10 feminino – Taça do Mundo em Albstadt

  1. MCCONNELL Rebecca Ellen (PRIMAFLOR MONDRAKER GENUINS)
  2. RISSVEDS Jenny (TEAM 31 IBIS CYCLES) 
  3. MITTERWALLNER Mona (CANNONDALE FACTORY RACING)
  4. LECOMTE Loana (CANYON CLLCTV)
  5. KELLER Alessandra (THÖMUS MAXON)
  6. STIGGER Laura (SPECIALIZED FACTORY RACING) 
  7. FERRAND PREVOT Pauline (BMC MTB RACING) 
  8. TERPSTRA Anne (GHOST FACTORY RACING) 
  9. NEFF Jolanda (TREK FACTORY RACING XC)
  10. FREI Sina (SPECIALIZED FACTORY RACING)

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Coleção de bolsas Specialized e Fjällräven para Bikepacking

Coleção de bolsas Specialized e Fjällräven para Bikepacking

Giro de Itália – etapa 12

Giro de Itália – etapa 12

A ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk vai tentar o  novo recorde da hora

A ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk vai tentar o novo recorde da hora

Nova gama Canyon Aeroad 2022 – Componentes e cores atualizados

Nova gama Canyon Aeroad 2022 – Componentes e cores atualizados

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos