Taça do Mundo de XCM – UCI anuncia datas das provas

Taça do Mundo de XCM – UCI anuncia datas das provas

A Union Cycliste Internationale (UCI) e o seu parceiro HERO Series S.r.l. anunciaram o lançamento da Taça do Mundo UCI de cross-country maratoina (XCM).

Terá o nome de Taça do Mundo de Maratonas Cross-country HERO UCI e a primeira edição terá lugar este ano.

Cinco provas de Elites e Masters

Ao todo, fazem parte do programa da edição de 2025, cinco provas com atletas das categorias Elite (homens e mulheres) e Masters (homens e mulheres em vários escalões etários).

As competições começam a 10 de maio na ilha de Elba, em Itália, e terminam em Girona, Espanha, pouco mais de quatro meses depois, após passagens por Andorra, Itália e Alemanha.

Os eventos XCM oferecem aos melhores ciclistas profissionais e a milhares de amadores a oportunidade de competir no mesmo percurso em provas de cross-country de longa distância (entre 60 e 160 quilómetros, consoante a categoria), numa variedade de terrenos e ambientes naturais.

Classificações diferentes, mas para todos

Apenas os atletas das categorias Elite Masculina e Elite Feminina serão incluídos na classificação da Taça do Mundo UCI.

No entanto, será elaborada uma classificação separada para os ciclistas das categorias Masters (Homens e Mulheres em diferentes escalões etários).

As diferentes classificações, atualizadas no final de cada prova, serão publicadas AQUI.

As inscrições abriram no dia 4 de fevereiro de 2025.

Parceria UCI e HERO Series S.r.l.

A partir de 2025 e até 2028, a Taça do Mundo de XCM HERO UCI será organizada em parceria com a HERO Series S.r.l.

A HERO Series S.r.l. será responsável pela coordenação das provas da série, pelo contacto com as equipas profissionais, pelo cumprimento do caderno de encargos por parte dos organizadores, pela elaboração das classificações e ainda pela gestão dos direitos e promoção dos eventos.

Calendário Completo das corridas

  • 10 de maio: Capoliveri Legend Cup, Capoliveri – Isola d’Elba (Itália)
  • 1 de junho: Naturland, Andorra
  • 14 de junho: HERO Südtirol Dolomites, Selva Val Gardena (Itália)
  • 13 de julho: Black Forest ULTRA Bike Marathon, Kirchzarten (Alemanha)
  • 21 de setembro: La Tramun Sea Otter Europe, Girona (Espanha)

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Nova suspensão FOX 34 SL – ADN para o XC moderno e muito mais

Nova suspensão FOX 34 SL – ADN para o XC moderno e muito mais

Cape Epic 2025 – Etapa 4: Equilíbrio nos homens e arraso nas mulheres

Cape Epic 2025 – Etapa 4: Equilíbrio nos homens e arraso nas mulheres

Cape Epic 2025 – Etapa 3: Sprint a decidir em dia de calor extremo

Cape Epic 2025 – Etapa 3: Sprint a decidir em dia de calor extremo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais