Taça do Mundo de Ciclocrosse – Tudo o que precisas saber

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Tudo o que precisas saber

A Taça do Mundo de Ciclocrosse inicia este fim de semana com a ronda de Waterloo, nos Estados Unidos. Também no próximo domingo, realiza-se a primeira prova da Taça de Portugal desta modalidade.

Juntamente com o troféu Superprestige e X20, a Taça do Mundo é a competição mais importante do ciclocrosse mundial, desde 1993 tinha normalmente entre 6 a 8 corridas mas a popularidade da modalidade aumentou e nos últimos anos quase que duplicou o número de corridas no circuito da Taça do Mundo.

Por um lado, ao aumentar o número de corridas mais países organizadores têm oportunidade de entrar na taça do mundo, por outro lado, haver mais rondas da taça do mundo obriga equipas e atletas a terem que organizar e escolher bem quais os objetivos da temporada porque os Troféus Superprestige e X20 também têm prestígio, bons prémios monetários e realizam-se na Bélgica, o que facilita a logística das equipas e é menos cansativo para os atletas.

Perante este cenário, a temporada 23/24 da Taça do Mundo de Ciclocrosse terá 14 em vez das 16 etapas da passada temporada, equipas e atletas demonstraram o desagrado e a UCI viu-se obrigada a adaptar.

Além de serem 14 corridas, em vez das 16, há outras novidades a assinalar.

Troyes, uma corrida que fazia parte da Taça de França será nesta temporada uma ronda da Taça do Mundo, além de haver o regresso ao calendário de três corridas que haviam saído por uns anos, Dendermonde (regressa após ausência por preocupações com o COVID-19), a famosa corrida de Namur (regressa após ter organizado os Campeonatos da Europa) e Hoogerheide (regressa após organização dos Campeonatos do Mundo).

As duas corridas que foram novidade na passada temporada permanecem no calendário, após o sucesso do ano passado, a etapa espanhola em Benidorm, que teve mais de 15.000 adeptos no circuito (na qual o TopCycling esteve presente com Luís Beltrão e Gonçalo Moreira), e a etapa irlandesa de Dublin, que teve 10.000 adeptos no circuito o ano passado.

Desta forma, existem quatro corridas que saem do calendário em relação à passada temporada, Beekde Bergen, a etapa americana em Fayetteville, Besancon e Tabor, sendo que esta ultima localização saiu porque irá organizar os Campeonatos do Mundo desta temporada 2023/24.

Os Estados Unidos perdem Fayetteville, aparentemente pelo organizador ter ficado desapontado com o número de atletas na passada temporada, lembrando que as rondas realizadas nos Estados Unidos obrigam a uma longa viagem de atletas equipas, que acarreta também um grande investimento e nem todas as equipas têm capacidade financeira a e interesse nessa deslocação a solo americano.

O Calendário da Taça do Mundo temporada 2023/24 ficou assim organizado:

DATALOCALPAÍS
15 OUT. 2023WATERLOOEUA
29 OUT. 2023MAASMECHELENBEL
12 NOV. 2023DENDERMONDEBEL
19 NOV. 2023TROYESFRA
26 NOV. 2023DUBLINIRL
03 DEZ. 2023FLAMANVILLEFRA
10 DEZ. 2023VAL DI SOLEITA
17 DEZ. 2023NAMURBEL
23 DEZ. 2023ANTWERPBEL
26 DEZ. 2023GAVEREBEL
30 DEZ. 2023HULSTHOL
07 JAN. 2024 ZONHOVENBEL
21 JAN. 2024BENIDORMESP
28 JAN. 2024HOOGERHEIDEHOL

As equipas

Na presente temporada serão 29 as equipas UCI que irão competir tanto na Taça do Mundo, como nos restantes troféus. A Bélgica continua a ser o país com mais equipas, são 10 equipas belgas nesta temporada, seguida de França com 5 equipas, Itália e Estados Unidos com 3 equipas.

Espantosamente, os Países Baixos, uma das seleções mais fortes e um dos países com mais atletas na Taça do Mundo, só tem uma equipa UCI.

Espera-se nesta temporada nova luta titânica entre as equipas Pauwels Sauzen-Bingoal, Baloise-Trek Lions e Alpecin-Deceuninck, equipas que têm dominado nos últimos anos.

Campeonatos do Mundo e da Europa

Os Campeonatos da Europa serão realizados em Pontchâteau, França, nos dias 4 e 5 de Novembro, enquanto que os Campeonatos do Mundo serão em Tabor, República Checa, nos dias 3 e 4 de Fevereiro de 2024.

Ultimos vencedores

Taça do Mundo

  • Laurens Sweeck
  • Fem Van Empel

Campeonato da Europa

  • Michael Vanthourenhout
  • Fem Van Empel

Campeonato do Mundo

  • Mathieu Van der Poel
  • Fem Van Empel

Em Portugal

A época nacional de ciclocrosse começa também no próximo domingo, em Melgaço, com o arranque da Taça de Portugal.

Depois de Melgaço, a Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom desloca-se para Oliveira de Azeméis (28 de outubro), Vouzela (29 de outubro), Paços de Ferreira (18 de novembro), Vila Real (19 de novembro) e Ansião (10 de dezembro). A época irá terminar no dia 14 de janeiro, data do Campeonato Nacional, a disputar em Abrantes.

Nos canais Eurosport terás oportunidade de assistir a algumas das corridas da Taça do Mundo, bem como algumas corridas dos troféus mais importantes.

Por: Luís Beltrão

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Alice Segre no Desertus Bikus 

Alice Segre no Desertus Bikus 

Loma, o Novo Capacete Specialized

Loma, o Novo Capacete Specialized

Um português e um belga entram num bar

Um português e um belga entram num bar

Paris-Roubaix 2024 – MVDP

Paris-Roubaix 2024 – MVDP

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais