Taça do Mundo de Ciclocrosse – Benidorm

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Benidorm

Sob o sol radiante de Benidorm, a 13.ª etapa da Taça do Mundo de Ciclocrosse proporcionou um espetáculo eletrizante tanto na corrida feminina como na masculina.

Corrida feminina

A competição começou com Fem Van Empel a liderar, seguida de perto por Puck Pieterse e Zoe Backstedt; ao trio juntou-se Ceylin del Carmen Alvarado na frente da corrida.

Com uma impressionante aceleração na terceira volta, Pieterse deixou Alvarado sob pressão, resultando numa disputa emocionante entre as líderes.

Na última volta, Alvarado ainda reentrou na frente da corrida e na subida mais dura do circuito jogou ao ataque, mas foi contra-atacada por Pieterse que tentou ao mesmo tempo ganhar vantagem a Van Empel. A campeã do mundo soube sofrer e na zona técnica de acesso à meta ultrapassou a rival posicionando-se melhor para um sprint que veio a ganhar.

Repetiu-se o desfecho da primeira edição da prova feminina em Benidorm, com Van Empel a vencer no limite. Quanto a Alvarado, o pódio na corrida permitiu-lhe selar já a vitória na geral da Taça do Mundo.

TOP 10

POSNOMETEMPO
01VAN EMPEL Fem 52:53
02PIETERSE Puck + 01
03ALVARADO Ceylin del Carmen + 16
04BRAND Lucinda + 27
05VAS Blanka + 33
06CASASOLA Sara + 44
07VERDONSCHOT Laura + 01:28
08SCHREIBER Marie + 01:46
09WORST Annemarie + 01:55
10BACKSTEDT Zoe + 02:23

Corrida masculina – Finalmente Wout van Aert

Também a corrida masculina da Taça do Mundo de Ciclocrosse teve emoção do início ao fim. O cenário estava preparado para mais um duelo épico entre os maiores nomes do ciclocrosse.

Não obstante o domínio avassalador de Mathieu van der Poel esta temporada, em Benidorm o neerandês voador sofreu problemas mecânicos na primeira volta, caiu para fora dos 30 primeiros e andou a quase a meio minuto dos líderes.

A recuperação de Van der Poel

Liderado por Laurens Sweeck e Joris Nieuwenhuis, o pelotão viu Wout Van Aert assumir a frente da corrida, tentando colocar um ritmo alto para dificultar a recuperação de Van der Poel.

Apesar do contratempo inicial, o campeão mundial recuperou posições de forma impressionante, reentrando na discussão da corrida a meio da prova. No vídeo abaixo podem conferir a recuperação de Van der Poel.

Decisão nas mãos de Van Aert e Michael Vanthourenhout

A batalha entre Van Aert e Van der Poel foi intensa. Apesar das adversidades o corredor da Alpecin esteve soberbo, como tem estado ao longo da temporada, mas mostrou que não é infalível quando após passar na caixa de areia embateu num poste e caiu.

O momento tirou Van der Poel da luta pela vitória e entregou a decisão nas mãos de Van Aert e Michael Vanthourenhout, o único capaz de se manter à roda do belga da Visma.

Na última volta Van Aert não quis arriscar numa decisão no sprint e atacou Vanthourenhout, ficando com uma margem confortável na liderança.

Tão confortável que uma distração a saltar as barreiras o atirou ao chão… sem hipotecar a vitória, mesmo que tenha feito a parte final sem selim como podem conferir no vídeo abaixo.

Foi o primeiro triunfo de Van Aert num crosse contra Van der Poel esta temporada. Eli Iserbyt foi 4º e ampliou a vantagem na Taça do Mundo sobre Joris Nieuwenhuis (13º).

TOP 10

POSNOMETEMPO
01VAN AERT Wout 01:01:06
02VANTHOURENHOUT Michael + 03
03NYS Thibau + 07
04ISERBYT Eli + 07
05VAN DER POEL Mathieu + 12
06VANDEBOSCH Toon + 13
07VAN DER HAAR Lars + 15
08ORTS LLORET Felipe + 21
09PIDCOCK Tom + 27
10VENTURINI Clément + 31

A próxima será a última ronda da Taça do Mundo, realiza-se em Hoogerheide no dia 28 de janeiro. Será a decisiva, onde os ciclistas de elite lutarão pela glória final.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

António Morgado na Volta à Eslovénia

António Morgado na Volta à Eslovénia

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais