Foi visto um grupo SRAM E-Tap de 12 velocidades, montado nas biciccletas da equipa world-tour “Katusha-Alpecin”.
É sabido que os profissionais são os primeiros a ter acesso aos últimos desenvolvimentos das marcas, e posteriormente estas acabam por lançar o equipamento no mercado para o publico.
O conjunto de 12 velocidades visto, ( na bicicleta de Nils Politt ) tinha uma desmultiplicação de 50-36d. integrado e uma cassete de 10-28d.
Uma desmultiplicação de 50×10 tem um desenvolvimento similar ao 53×11 – a relação de velocidade máxima normalmente usada pelos ciclistas profissionais.
Aparentemente o ciclista estaria a testar este novo SRAM e-tap, mas é espectável que o equipamento venha a ser comercializado, visto que a Campagnolo já lançou as 12 velocidades na estrada este ano, como podes ver neste nosso artigo.
Para quando o lançamento?
Há sempre datas suspeitas para que o lançamento de novidades como esta, como por exemplo o EuroBike (maior feira de bicicletas da Europa, realizada na alemanha), pela altura de “Sea Other” (feira e eventos de bicicleta nos EUA), ou quando for o “Tour de France”, altura em que o ciclismo ganha destaque em todo o planeta e as marcas aproveitam para lançar as ultimas novidades.
Provavelmente, não tardará que a Shimano também o faça, resta saber quanto tempo vai demorar para que as bicicletas de estrada novas venham com estes novos equipamentos.
O mercado não pára, a cabeça e a carteira do ciclista também não.
Por vezes, as chatices lá em casa por causa do novo equipamento, também não.
Agora é que é mesmo a ultima vez que vou gastar dinheiro nas bicicletas.
Luís Beltrão