Specialized Turbo Levo SL Gen.2 – Primeiro contacto

Specialized Turbo Levo SL Gen.2 – Primeiro contacto

A Specialized apresenta hoje ao mundo a nova Turbo Levo SL Gen.2 (segunda geração), que chega com um novo quadro e um novo motor. O novo motor SL 1.2 é mais silencioso, mais potente e nos tivemos oportunidade de o comprovar, pois já testámos a bicicleta, vê o vídeo.

Vídeo do teste

Novo quadro

Esta segunda geração da Turbo levo SL tem um quadro completamente redesenhado, mais aligeirado em vários pontos e com diferenças estéticas notáveis, onde desde logo se destaca a simplicidade ao desaparecer a “trave” em carbono que ligava o tubo superior do quadro ao tubo do espigão de selim.

Destaca-se desde logo a rigidez do conjunto, foi algo que notámos ao testar a bicicleta. Tem uma qualidade de construção acima da média, apesar dos vários pontos de rotação a bicicleta é solida nos trilhos, tem um centro de gravidade baixo e manobra-se muito bem em zonas sinuosas, tem uma agilidade que impressiona.

Apesar de ser uma bicicleta eléctrica, no que respeita a sensações de pilotagem esta máquina está muito próxima da sua irmã não elétrica Stumpjumper, aliás, tem a mesma geometria da Stumpjumper EVO.

Continua a ser uma filosofia de e-Bike leve, o que ajuda muito no manuseio para transporte, dá inclusive para colocar num suporte normal de bicicletas, o que não é habitual com a maioria das e-Bikes “convencionais” se é que se lhe pode chamar assim.

Ajustabilidade

29 / 27,5 ou 29 / 29 – o utilizador escolhe

Este quadro mantém a filosofia de roda 29 na frente e 27,5 atrás, mas existe a possibilidade de colocar roda 29 atrás (caso o utilizador assim o deseje), alterando simplesmente o flip-chip no pivô traseiro a bicicleta acomoda roda 29 também na traseira.

Assim como as versões anteriores, também esta nova geração mantém a ajustabilidade do ângulo da caixa de direção que pode variar entre 63 graus, 64,25 graus e 65,5 graus. Para isso basta alterar a uma peça na caixa de direção.

Novo motor

Esta nova unidade eléctrica da Specialized é o Turbo SL 1.2 Tivemos a oportunidade de constatar que é realmente mais silencioso e potente do que a versão anterior.

O apoio que dá ao ciclista continua a ser muito natural, não é um motor com aquele “boost” que parece quase uma mota no auxilio à pedalada.

Relativamente à autonomia da bateria, já se sabe que esta depende muito do tipo de utilização e dos percursos, mas podes ver abaixo como correu o teste feito pelo Nuno Pires.

A opinião de Nuno Pires – Atleta português de E-Bikes

Nuno Pires compete na categoria de e-Bikes, taça de Portugal e Campeonato Nacional há 3 anos, além de fazer outras inúmeras provas nesta categoria. O Vice-Campeão Nacional 2023 dá utilização intensa a e-Bikes de BTT há vários anos, tendo tido experiência com vários modelos de bicicletas, motores, baterias, etc., e deixa-nos a sua opinião acerca da nova Turbo Levo SL.

É um conceito inovador de e-Bike, com menor peso, mas também menos capacidade de bateria e motor menos potente 50 Nm (menos 35 Nm que as e-bikes convencionais), oferece ao utilizador uma e-Bike mais ágil, fácil de pilotar e menor consumo de bateria.

Tem uma bateria de Bateria 320Wh e um Extender 160Wh, o que oferecendo uma capacidade total de 480Wh ao utilizador.

Esta S-Works Turbo Levo SL tem uma construção de qualidade superior, que vai ao encontro do que a Specialized nos habitou, não estava à espera de outra coisa, até porque é um quadro topo de gama.

Comparativamente à anterior Turbo Levo (que também tive oportunidade de testar), tem um quadro completamente novo, mais leve, também maior capacidade de bateria e potência no motor, o que é sempre bem vindo.

Destaco estes pontos nesta bicicleta:

  • Quadro com uma rigidez incrível
  • Muito leve e bastante ágil
  • Motor muito silencioso e suave, faz com que por vezes nos esquecemos que estamos a andar numa bicicleta elétrica.
  • Centro de gravidade muito baixo o que nos garante uma maior estabilidade, o pormenor da posição muito baixa da grade de Bidon e do extender é prova de que tudo foi pensado ao pormenor, no entanto esta característica tem a desvantagem de haver maior probabilidade de os pedais baterem em alguns obstáculos.

Durante os dias em que testei, não senti grande diferença entre o modo Trail e o Turbo, andei quase sempre no modo Trail. (Sei que isto pode ser configurado na aplicação da marca mas não cheguei a fazê-lo).

Num dos dias de teste, simulei um percurso do género dos que faço em competição estilo XCM, fiz 45km’s. num percurso misto, entre zonas rápidas, subidas longas e single track’s, com 1400m. de acumulado em 2h.30m., onde e gastei a bateria de 320wh mais 135Wh (85%) do extender.

Embora não seja adequada para o tipo de competição que faço, na minha opinião esta e-Bike é soberba, nota-se qualidade de construção no quadro e que tudo foi planeado com o máximo detalhe, desde o design à rigidez, passando pela suavidade do motor, em resumo, o comportamento geral da bicicleta é muito bom. Deu-me um prazer enorme fazer quilómetros nela, está recheada de bom equipamento.

É a bicicleta ideal para quem está habituado às bicicletas normais, pois o apoio que dá à pedalada é muito natural e além disso não é tão pesada como as e-Bikes mais potentes.

A maior desvantagem que eu vejo neste conceito de e-Bike é a menor autonomia, no entanto para quem quer ir passar uma manhã a fazer umas descidas dá muito bem, esta desvantagem só a notará quem quiser fazer mais quilómetros pedalados.

Tenho a certeza que até os mais resistentes às bicicletas elétricas, experimentando esta máquina facilmente se convertem.

As várias gamas

Nós testámos uma das versões topo de gama, a S-Works, mas estará ainda disponível uma versão S-Works LTD.

S-works Turbo Levo SL LTD

Além das versões topo de gama haverá mais duas versões, a versão Pro e versão Comp.

Specialized Turbo Levo SL PRO
Specialized Turbo Levo SL COMP

A Specialized vai também ter disponível o quadro S-Works Turbo Levo SL

Quadro S-Works Turbo Levo SL

Podes ver a gama completa da nova Turbo Levo SL, a disponibilidade, cores e preços aqui no site da marca: https://www.specialized.com/pt/pt

Noticias relacionadas

Loma, o Novo Capacete Specialized

Loma, o Novo Capacete Specialized

50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

50 anos do primeiro produto FOX – Celebração traz edições especiais

Um português e um belga entram num bar

Um português e um belga entram num bar

Paris-Roubaix 2024 – MVDP

Paris-Roubaix 2024 – MVDP

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais