Smartwatch Huawei GT 6 para ciclismo, vale a pena? | Review

Smartwatch Huawei GT 6 para ciclismo, vale a pena? | Review

A Huawei é uma gigante tecnológica conhecida sobretudo pelos seus smartphones, mas nos últimos anos tem apostado forte no mercado dos “wearables. Com o lançamento do novo Smartwatch Huawei Watch GT 6, a marca deu um passo que poucas do seu segmento arriscaram: olhar para o ciclismo como modalidade de destaque.

Não estamos a falar de uma marca que nasceu no desporto e que há anos desenvolve soluções específicas para atletas, mas curiosamente, a Huawei foi mais longe do que outras marcas de tecnologia generalista e colocou o ciclismo no centro das funcionalidades do GT 6.

É por isso que mereceu atenção e que testei este smartwatch, para perceber até que ponto pode ser uma alternativa credível para ciclistas, sejam eles iniciantes ou experientes.

Vídeo do teste


Design e construção

A qualidade de construção impressiona logo ao pegar no relógio. A caixa em aço inoxidável, o visor AMOLED de 1,47” com vidro de safira e brilho até 3000 nits transmitem robustez e fazem a informação brilhar em qualquer condição de luz — perfeito para pedalar ao sol ou para outros desportos ao ar livre.

Gostei bastante do sistema de troca rápida da pulseira, é simples e prático, permitindo alternar entre pulseiras desportivas ou mais elegantes, sem ferramentas.

Para aqueles dão mais atenção a estes detalhes, o Huawei Watch GT 6 adapta-se tanto a treinos longos, como a um jantar formal com uma roupa menos desportiva.

Autonomia

A versão que testei foi a de 46 mm, que oferece uma autonomia impressionante. Mesmo com GPS ativo, continua a ser dos smartwatches com maior duração de bateria no mercado.

Testei durante uma semana, utilizando o relógio 24 horas por dia sincronizado com o telemóvel, durante a qual fiz três treinos de ciclismo que em conjunto totalizaram cerca de oito horas de utilização do relógio com GPS a funcionar, monitorizando todo o treino e trajeto, tendo o Hawei Watch GT6 finalizado os sete dias com 3% de bateria.

Não são os 21 dias anunciados, porque o utilizei de forma intensa (mais de sete horas de treino sempre com o GPS ativo, “come” bateria), mas ainda assim, comparativamente com outros equipamentos deste género situa-se entre os melhores.


Funções úteis de smartwatch

Tal como outros modelos presentes no mercado, o Huawei Watch GT 6 monitoriza batimento cardíaco, sono, SpO2, temperatura da pele, contagem de passos.

Este até oferece um indicador de estado emocional — que no caso de quem pedala pouco durante a semana tende a descer logo (confesso que não sei se isso existe noutros modelos).
É ainda resistente à água até 40 metros (IP6), o que o torna seguro para triatletas ou simplesmente para os mergulhos de verão.


A funcionalidade de ciclismo

É aqui que o Huawei Watch GT 6 surpreende e poderá vir a destacar-se no público do ciclismo.
Logo no menu principal surge o ícone de ciclismo como atividade em destaque — sinal claro da aposta da marca.

Entre as funcionalidades específicas, destaca-se a possibilidade de definir até três bicicletas diferentes, atribuindo o peso de cada uma. Isto permite ao relógio calcular melhor os dados de treino.

Um ponto muito interessante: o GT 6 calcula uma potência virtual sem necessidade de potenciómetro. Cruzando dados de peso, velocidade, elevação e GPS, o relógio estima a potência do ciclista com resultados surpreendentemente próximos de um potenciómetro real.

Não substitui um equipamento profissional para atletas experientes, mas para iniciantes ou ciclistas amadores, é uma ferramenta valiosa para orientar treinos e evolução.

Ainda não é possível nomear as bicicletas (apenas “Bicicleta 1, 2, 3”), nem escolher modalidades como gravel ou enduro, mas é algo que uma simples atualização de software pode resolver.

Além disso, regista métricas como:

  • Velocidade
  • Distância
  • Elevação acumulada
  • Ritmo cardíaco
  • Potência estimada
  • Percursos com navegação

Na aplicação, é possível exportar o treino em formato dinâmico (vídeo com música) ou em resumo estático para partilhar nas redes sociais.

Realço algo importante neste campo, a aplicação da Huawei vem preparada para sincronizar com o Strava — como sabemos, “se não está no Strava… não aconteceu”. Qualquer equipamento direcionado ao ciclismo que não sincronize de forma rápida e natural com o Strava, não tem um futuro risonho entre a comunidade do ciclismo.


Pontos a melhorar

Apesar de ser um salto gigante da Huawei para o ciclismo, há margem para afinar:

  • Deixar utilizador nomear bicicletas (com a marca e modelo, por exemplo) em vez de “bicicleta 1, 2, 3”
  • Ter mais variedade nos tipos de bicicleta (faltam gravel, enduro, trail, e-bike)
  • Ter um sistema de “live tracking” que permita a uma outra pessoa selecionada pelo utilizador, ver em tempo real onde este se encontra.

Opinião final

O Huawei Watch GT 6 não é apenas mais um smartwatch generalista com modos de desporto. É, provavelmente, o primeiro de uma grande marca de tecnologia a dar verdadeira atenção ao ciclismo.

Não substitui um GPS dedicado como um Wahoo ou Garmin para quem pratica a modalidade de uma forma mais séria, mas oferece funcionalidades que podem ser suficientes para uma grande parte dos utilizadores de bicicleta — com a vantagem de ser também um relógio elegante, versátil e com uma autonomia impressionante.

Se este é só o começo da Huawei no ciclismo, o futuro promete.

Disponibilidade e preços

Podes ver as várias versões do Huawei Watch GT6, os preços e onde comprar, aqui no website da marca em Portugal: huawei.com/pt

Noticias relacionadas

TRP e TEKTRO tornam Bicimax em parceiro estratégico para oficinas e lojas

TRP e TEKTRO tornam Bicimax em parceiro estratégico para oficinas e lojas

UCI Alentejo Gravel | Reconhecimento do percurso em Ourique

UCI Alentejo Gravel | Reconhecimento do percurso em Ourique

Teste sapatos Shimano RX6 — Conforto,  desempenho e equilíbrio até no preço

Teste sapatos Shimano RX6 — Conforto, desempenho e equilíbrio até no preço

Como montar pneus tubeless na bicicleta | Tutorial

Como montar pneus tubeless na bicicleta | Tutorial

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais