Canyon – Revolucionário Sistema Dis\connect

Canyon – Revolucionário Sistema Dis\connect

O sistema Canyon Dis\Connect, já foi utilizado por alguns pilotos de DH profissionais mas ainda não è disponibilizado ao público.

Em que consiste este sistema?

O Dis\connect é um sistema que elimina o “Pedal Kickback” ou seja, a força que a corrente faz nos cranks quando a suspensão de uma bicicleta está a funcionar.

Este efeito nota-se muito mais quando a suspensão funciona em todo o seu curso, como acontece nas bicicletas de DH ou Enduro, no caso da Canyon o sistema é aplicado na sua máquina de DH, a Sender.

Através de um manipulo de controlo no guiador desactiva os linguetes do cubo traseiro. Na prática, os linguetes são afastados, fazendo com que o carreto fique inactivo (em “roda livre”) e permitindo assim que a suspensão da bicicleta funcione livremente sem qualquer tipo de influencia das forças exercidas pelo peso do piloto e consequentemente pelos pedais e força da corrente.

Numa bicicleta sem este sistema, o funcionamento da suspensão faz com que hajam forças na corrente bem como um recuo dos pedais, mas o peso do piloto em cima dos mesmos mantém-lhes a posição, anulando assim um livre funcionamento da suspensão.

Observem a explicação e demonstração do engenheiro da Canyon, Lorenz Lay.

Lamentamos ainda não conseguirmos colocar legendas nos vídeos, mas a explicação dada é a descrita anteriormente.

A Canyon diz que as suspensões hoje em dia são pensadas e desenvolvidas para funcionar com as forças exercidas pela corrente, no entanto há secções do terreno onde não é necessário pedalar, e aí porque não dar à suspensão total liberdade para o seu funcionamento?

Porque não está montado nas bicicletas para venda ao público?

Porque além de ainda estar ainda a ser desenvolvido (desde 2015, mas foi apresentado em 2016) é necessário experiência e habituação para o utilizar.

Com este sistema a funcionar (carreto livre), também não é possível pedalar e a história pode não ter um final feliz para o piloto se não houver uma total habituação.

Curiosidades

Será que a ideia surgiu aos engenheiros da Canyon quando em 2015 Aaron Gwin partiu a corrente da sua bicicleta numa corrida da Taça do Mundo, e para o espanto de todos, ganhou essa corrida sem corrente? É sempre bom rever estes desempenhos de outro planeta.

A Canyon diz que já estava a desenvolver o sistema há cerca de 5 meses quando esta corrida aconteceu.

Vamos ver se Gwin não vai cobrar Royalties do sistema. 😛 😀

Uma tecnologia que é interessante acompanhar e que após mais desenvolvimento pode vir a ser uma novidade em breve para quem gosta do Enduro ou DH.

 

Mr. B.

Noticias relacionadas

A Specialized lançou NOVOS quadros Chisel LTD. Artist Series

A Specialized lançou NOVOS quadros Chisel LTD. Artist Series

NOVA bolsa Bontrager Rapid Pack Hydro

NOVA bolsa Bontrager Rapid Pack Hydro

NOVAS bolsas Pro bike gear para bikepacking

NOVAS bolsas Pro bike gear para bikepacking

Portugal recebe 21 Países da elite Mundial da Orientação em BTT

Portugal recebe 21 Países da elite Mundial da Orientação em BTT

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos