Participar num evento de ultradistância em gravel requer não só preparação física e mental, mas também um setup de bikepacking bem pensado, só depois de “mergulharmos” neste mundo da ultra distância nos apercebemos de que este é outro dos desafios.
Neste vídeo mostro em detalhe o material que utilizei no Gravel Birds, um evento de vários dias pelo Alentejo, em autonomia total. Já tinha feito um vídeo deste género, mas houve várias pessoas a pedirem para o voltar a fazer após este evento, algo que faz sentido, pois cada evento é um evento e as suas características vão ditar o setup escolhido.

Mostro o setup de bolsas, setup de luzes, explico as escolhas em termos de roupa, sapatos, óculos, powerbank, bicicleta e pneus, além de algumas dicas úteis para este tipo de aventuras, sejam em eventos organizados ou não.
Para quem está a planear a sua primeira aventura de bikepacking ou longa distância, este vídeo não tem como objetivo dar “a fórmula certa” mas sim dar dicas e ideias práticas que cada um adapte ao seu setup de bikepacking, ou para comparar abordagens.