Sprinter australiano estreou-se pela Bora-hansgrohe batendo Phil Bauhaus (Bahrain) e Biniam Girmay (Intermarché-Wanty). Rúben Guerreiro e António Morgado no top 40. Confiram o vídeo do sprint!
Está aberta a época de 2024 no WorldTour e tudo começou com um sprint nas colinas que rodeiam a cidade de Adelaide.
O Tour Down Under colocou 144 km pela frente dos corredores no primeiro dia de competição e Sam Welsford não perdeu tempo a mostrar que a Bora-hansgrohe tem um dos sprinters mais rápidos do pelotão.
Bem lançado por Danny van Poppel, o australiano despachou a muita concorrência de peso e não só venceu a etapa como envergou a camisola de líder do Tour Down Under.
“Foi de loucos! Não tenho palavras. Foi complicada a descida e houve algumas quedas, mas os rapazes mantiveram a calma e fizeram um trabalho incrível. É um sonho tornado realidade – é a primeira prova da época e a minha primeira vitória com a equipa. Temos provavelmente a equipa mais forte no papel com o nosso lead out e tivemos a recompensa.”
Sam Welsford
Rúben Guerreiro e António Morgado chegaram no grupo da frente
O primeiro sprint de 2024 deixou algumas notas: a Bora tem um tandem espetacular em Van Poppel e Welsford, o lançamento do sprint foi perfeito; Caleb Ewan escolheu a roda de Welsford e leu bem a chegada até ficar sem gás; Phil Bauhaus optou por seguir Ewan e deu-se mal; Biniam Girmay entrou mal colocado na fase decisiva e fez uma remontada tremenda para fechar no pódio da etapa.
O dia decorreu sem incidências para os portugueses no pelotão. Rúben Guerreiro e António Morgado chegaram no grupo da frente com o mesmo tempo de Welsfor, respetivamente no 30º e 40º lugar.
Podem conferir o resumo da etapa no vídeo abaixo.