Rui Costa irá estar presente entre o elenco de luxo da 86.ª edição da Volta à Suíça.
Aos 36 anos, o ciclista português da (Intermarché-Circus-Wanty), vai para a 11.ª presença numa prova que já conquistou por três vezes.
A Volta à Suíça 2023 irá contar com um elenco de luxo, saltando desde logo à vista nomes como Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Wout Van Aert (Jumbo-Visma) e Thomas Pidcock (Ineos).
Agendada para entre os dias 11 a 18 de junho, e dividida num total de 8 etapas, onde se destacam três de montanha, que prometem ser importantes numa antevisão à forma com que alguns ciclistas se irão apresentar no Tour de França, a Volta à Suíça tem todos os ingredientes reunidos para uma bela semana de ciclismo.
Além de Evenepoel, Van Aert e Pidcock há vários outros nomes a apimentar o pelotão que irá estar em solo suíço durante a próxima semana, tais como Juan Ayuso e Jay Vine (UAE Emirates), Pello Bilbao (Bahrain – Victorious), isto para além do português Rui Costa que é sempre um ciclista a ter em atenção tendo em conta a sua vasta experiência nesta prova.
Os regressos de Remco Evenepoel, depois da desistência da recente edição do Giro d’Itália, devido à covid-19, e de Wout Van Aert, ausente da competição desde 9 de abril, data em que terminou o Paris – Roubaix na terceira posição, bem como de Thomas Pidcock, este ausente desde o segundo lugar obtido na Liège-Bastogne-Liège, prometem marcar a prova, e ser três dos principais pontos de interesse, prendendo de certeza a atenção dos amantes da modalidade, uma vez que tratam de alguns dos melhores ciclistas da atualidade, ambos com papéis fundamentais nas estratégias das suas equipas.
É de ressalvar que a Volta à Suíça é uma importante prova no calendário anual de algumas das equipas do world tour, por ser encarada como preparação final para a participação no Tour de França.
Etapas
Dia 11/06 – 1.ª Etapa – Einsiedeln – Einsiedeln (CRI) – 12,7 km
Dia 12/06 – 2.ª Etapa – Beromunster – Nottwil – 173,7 km
Dia 13/06 – 3.ª Etapa – Tafers – Villars-Sur-Ollon – 143,8 km
Dia 14/06 – 4.ª Etapa – Monthey – Leukerbad – 152,5 km
Dia 15/06 – 5.ª Etapa – Fiesch – La Punt – 211 km
Dia 16/06 – 6.ª Etapa – La Punt – Oberwil-Lieli – 215,3 km
Dia 17/06 – 7.ª Etapa – Tubach – Weinfelden – 183,5 km
Dia 18/06 – 8.ª Etapa – St. Gallen – Abtwil (CRI) – 25,7 km
Visto isto, a próxima semana promete ser interessante para perceber em que forma se encontram alguns dos nomes sonantes que irão atacar o Tour 2023, sendo que para o público nacional, há o fator extra de assistir à prestação do ciclista português Rui Costa.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.