Foi em Vallnord (Andorra), a mais de 2000mts. de altitude que deccorreu a 3.ª prova da taça do mundo de Cross-Country Olímpico (XCO).

O vencedor da última corrida e líder da taça do mundo, Mathieu van der Poel não competiu em Andorra.
O jovem holandês tem objectivos bem delineados e faz o planeamento da temporada com vista a esses objectivos, dos quais a taça do mundo não faz parte.

Van der Poel quer estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 (já conseguiu a qualificação), campeonatos do mundo de bicicleta de estrada e campeonatos do mundo de bicicleta de montanha este ano.
A corrida de Short-Track (XCC)
Na corrida masculina a vitória foi para Henrique Avancini, tal como tinha sucedido o ano passado.
Aqui tens o resumo em vídeo da corrida de XCC.
As corridas de XCC, apesar de serem curtas, são muito importantes pois são pontuáveis para a classificação geral da taça do mundo.
Na corrida Feminina de XCC a vitória foi para Jolanda Neff.

A corrida de XCO
Com a ausência do holandês, a luta pela vitória foi entre Nino Schurter, Mathias Flueckiger e Henrique Avancini, tendo o Suíço actual Campeão do mundo levado a melhor no final.

O pódio da corrida de XCO em Vallnord.

Apesar de não participar nesta corrida, van der Poel continua líder da classificação geral da Taça do Mundo.

Na corrida feminina
Na corrida feminina em vallnord a vencedora foi a holandesa Anne Terpstra, que relegou para segundo a vencedora da corrida de sexta-feira no XCC Jolanda Neff.

O pódio da corrida feminina de XCO.

Os Portugueses
O melhor português em Vallnord foi Mário Costa, no 66.º lugar, seguido de Roberto Ferreira e David Rosa nos 76.º e 77.º lugares respectivamente.
Roberto Ferreira David Rosa Mário Costa
Cada um deles conseguiu 3 pontos UCI, num total de 9 pontos para Portugal.
Classificações completas aqui.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão