Resumo – 2.ª prova da taça do mundo de XCO, Nové Město

Resumo – 2.ª prova da taça do mundo de XCO, Nové Město

Nové Město na Moravě, na República Checa acolheu a 2.ª prova da taça do mundo de Cross-Country Olímpico (XCO).

Ambiente incrível como sempre em Nové Město.

Uma semana depois da 1.ª corrida em Albstadt na Alemanha, numa corrida com condições e terreno muito difíceis que provocaram problemas a muitos atletas, a expectativa seria ver aqui em condições normais de terreno como seria a resposta de alguns atletas.

Como sempre, na sexta-feira houve a corrida de Short-Track (XCC), e Mathieu van der Poel da equipa Corendon Circus somou mais uma vitória, à semelhança do que já tinha feito na passada temporada bem como na primeira corrida deste ano em Albstadt.

Na corrida feminina a vitória foi para a norte-americana Chloe Woodruff da equipa Pivot.

Aqui tens o resumo em vídeo da corrida de XCC.

As corridas de XCC são pontuáveis para a classificação geral da taça do mundo, mas são só o aperitivo do fim de semana pois a grande corrida é a de XCO.

A corrida de XCO em Nové Město trouxe um estreante a vencer nesta vertente da bicicleta de montanha, Mathieu van der Poel.

Dois anos após ter experimentado pela primeira vez uma bicicleta de montanha e ter feito algumas corridas da taça do mundo como experiência van der Poel conseguiu.

Fotografia histórica, a primeira vitória de Mathieu van der Poel na taça do mundo de XCO.

Estreante a vencer no XCO mas campeão do mundo de Ciclocrosse (CX) (podes ver a época que fez no ciclocrosse no nosso site, na categoria “Ciclocrosse”, estão lá todas as corridas da época).

O momento em que van der Poel se sagrou Campeão do Mundo de CX este ano.

Além disso este “rapazito” holandês (sim um rapazito de 24 anos que embora não pareça é dos mais novos do TOP10 da taça do mundo), também venceu este ano corridas de escalão World Tour na estrada, nomeadamente a Amstel Gold Race.

Fotografia e dados do Strava no final da Amstel Gold Race. Há alguma coisa que Mathieu van der Poel não seja capaz de fazer?

Mathieu van der Poel cruzou meta isolado, o holandês bateu o campeão do Mundo de XCO, o suíço Nino Schurter, por 19 segundos. O terceiro foi outro helvético, Mathias Flueckiger, a 1m53s. 

Resumo da corrida de XCO em vídeo.

O atleta holandês já anunciou que não vai fazer todas as corridas da Taça do Mundo uma vez que já conseguiu o seu principal objectivo que era o apuramento para os Jogos Olímpicos e porque tem que descansar.

Van der Poel faz XCO entre Maio e Setembro, CX entre Setembro e Janeiro, e as clássicas de estrada entre Março e Abril há dois anos seguidos.

Na corrida feminina Kate Courtney somou a segunda vitória em duas corridas a parece neste início de temporada a grande candidata a vencer a taça do mundo.

Resumo da corrida de XCO feminina em vídeo.

Os Portugueses

David Rosa, em representação da Massi, foi o melhor português na prova da Taça do Mundo.

David Rosa

O atleta português partiu da posição 110 da grelha e foi recuperando posições, concluindo na primeira metade da classificação, no 52.º lugar.

Mário Costa terminou a corrida no 93.º posto, a uma volta do vencedor. O ciclista vila-condense fez toda a corrida em sofrimento, devido a uma dor abdominal que o apoquentou de início ao fim.

Mário Costa

Ricardo Marinheiro alinhou pela Brujula Bike Racing Team e foi o 115.º, a três voltas. Entre todos arrecadaram pontos preciosos para a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020.

Ricardo Marinheiro

Classificações completas aqui.

Noticias relacionadas

A Specialized lançou NOVOS quadros Chisel LTD. Artist Series

A Specialized lançou NOVOS quadros Chisel LTD. Artist Series

Portugal recebe 21 Países da elite Mundial da Orientação em BTT

Portugal recebe 21 Países da elite Mundial da Orientação em BTT

Jogos Olímpicos – prova de XCO Masculino

Jogos Olímpicos – prova de XCO Masculino

TREK First Light – O esquema de cores inspirado no Japão

TREK First Light – O esquema de cores inspirado no Japão

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos