A revista francesa Vélo Magazine anunciou hoje os vencedores do Vélo d’Or 2022, que premeia o melhor ciclista do ano. O belga Remco Evenepoel e a neerlandesa Annemiek van Vleuten receberam o prestigiado prémio.
Aos 22 anos, Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) venceu este ano a Liège-Bastogne-Liège, a Vuelta a Espanha e o campeonato do mundo, recebendo 139 pontos dos jurados, mais 51 do que o compatriota Wout van Aert (Jumbo-Visma) e 55 do que o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).
De forma algo surpreendente, apesar de vencer o Tour de France, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) ficou fora do pódio desta classificação, ficando no quarto posto com 80 pontos.
No ciclismo feminino, sem surpresas o prémio foi atribuído a Annemiek van Vleuten (Movistar), que venceu Tour, Giro, Vuelta e Campeonato do Mundo.
Vleuten fecha o ano em grande, tornando-se também na primeira ciclista a vencer o Vélo d’Or.
Na segunda posição ficou a belga Lotte Kopecky (SD Worx), com o terceiro lugar a ser partilhado pela francesa Pauline Ferrand-Prévot (BMC MTB Racing) e pela Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo).
Como é atribuido Vélo d’Or
O Vélo d’Or é atribuído anualmente ao ciclista que um painel de dezoito jornalistas, de diferentes partes do mundo, escolhidos pela revista, considera ter tido o melhor desempenho ao longo do ano.
O primeiro vencedor foi Miguel Induráin, e Alberto Contador é o ciclista com mais vitórias, quatro.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.