Relatório de sustentabilidade da Trek Bicycle revela compromisso nobre da marca

Relatório de sustentabilidade da Trek Bicycle revela compromisso nobre da marca

A Trek Bicycle apresentou o seu Relatório de Sustentabilidade 2023, que detalha o progresso e aprendizagens da empresa em relação às principais iniciativas de sustentabilidade, incluindo um maior foco na redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Neste novo relatório, foram utilizadas as mesmas medidas de referência do Relatório de Sustentabilidade de 2021 da Trek – o primeiro e único relatório do género de um fabricante na indústria do ciclismo – para avaliar a sua evolução.

Pela segunda vez em parceria com a WAP Sustainability Consulting, a Trek estudou um leque mais abrangente de emissões, realizou avaliações de ciclos de vida e analisou os impactos de fim de vida e da fase de utilização para ter uma imagem mais precisa das emissões totais e definir um ponto de partida claro para os objetivos de redução.

Este relatório detalha metas ambiciosas de redução a curto prazo e que estão em linha com as definidas pela Science Based Target Initiatives (SBTi): redução das emissões indiretas, que acontecem na cadeia de valor da Trek (categoria 3), em 30% até 2032; redução das emissões diretas de fontes próprias ou controladas (categoria 1) e as emissões indiretas resultantes da geração de energia comprada (categoria 2) em 68% até 2032; e utilizar toda a eletricidade através de fontes renováveis até 2030.

Para isso, a Trek não irá comprar compensação carbónica, que pode prejudicar o trabalho crucial de conhecer e melhorar as práticas empresariais e, também, não permite que as empresas controlem a forma como esse investimento é utilizado e se tem um benefício tangível.

“Desde o nosso primeiro relatório em 2021, fizemos progressos significativos no sentido de nos tornarmos uma empresa mais sustentável, mas também descobrimos áreas onde ainda é possível melhorar. Esta análise e autorreflexão apenas solidificaram ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade”, afirmou Eric Bjorling, diretor de marca da Trek Bicycle.

“Este segundo relatório mostra de forma transparente as nossas conclusões sobre as emissões, juntamente com os passos que estamos preparados para dar com o objetivo de reduzir a nossa pegada de carbono.”

Como fabricante, parte significativa do impacto ambiental da Trek vem das matérias-primas utilizadas para criar produtos, incluídas na categoria 3 das emissões e que representam mais de 95% das emissões totais da Trek. A auditoria das emissões e a avaliação dos ciclos de vida (LCAs) ajudaram a equipa da Trek a compreender os custos atuais das emissões de carbono e a determinar como reduzir as emissões nos produtos, na sua composição material e no seu processo de fabrico.

No âmbito da redução das emissões das categorias 1 e 2, a Trek está a concentrar-se nos desafios de como operar um negócio de retalho sustentável e a investir em áreas como a construção ecológica e melhorias de infraestruturas, bem como, em mudar a sua frota de transportes para elétricos.

A utilização de energia renovável é um fator fundamental no compromisso de sustentabilidade, e para isso a Trek já está a trabalhar nesse sentido com a sua sede e as suas fábricas americanas a já serem alimentadas por energia renovável. Para atingir o objetivo de 2030, a Trek vai validar que a energia que compra é de fontes renováveis com a utilização de créditos de energia renovável (RECs) em cada uma das suas instalações e encontrar formas para fazer o mesmo nas instalações que não são sua propriedade.

O relatório apresenta igualmente os progressos realizados em relação aos objetivos definidos no Relatório de Sustentabilidade de 2021:

  • Redução dos resíduos das embalagens: ao retirar o plástico de utilização única e a espuma das embalagens, a Trek conseguiu evitar mais de 240000 kg por ano de resíduos plásticos desde 2020.
  • Reciclagem de baterias de bicicletas elétricas: a Trek fez uma parceria com a Call2Recycle em 2022 para garantir que os utilizadores de bicicletas elétricas têm uma solução fácil e responsável quando a bateria da sua bicicleta chegar ao fim da sua vida útil. Até à data, os distribuidores Trek ajudaram a garantir a reciclagem adequada de mais de 3000 kg de baterias de bicicletas elétricas.
  • Produtos feitos com material reciclado: a Trek alterou a utilização de têxteis para criar vestuário feito de material reciclado, como garrafas de água de plástico. Este esforço ajudou a evitar que quase 25000 kg de resíduos fossem parar a um aterro e deu um destino melhor a milhões de garrafas de plástico.

A análise aprofundada da Trek para compreender melhor o seu impacto ambiental realça o forte compromisso da marca para com o planeta e os esforços que está a fazer para tornar o mundo um lugar melhor para todos, agora e no futuro.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Trek pode ser consultado AQUI.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Wout van Aert assina contrato vitalício 

Wout van Aert assina contrato vitalício 

Rui Costa: “Vou ao Luxemburgo a 90 por cento”

Rui Costa: “Vou ao Luxemburgo a 90 por cento”

Europeu de Ciclismo | Corrida de estrada – Elites masculinos

Europeu de Ciclismo | Corrida de estrada – Elites masculinos

Europeu de Ciclismo | Corrida de estrada – Elites femininas

Europeu de Ciclismo | Corrida de estrada – Elites femininas

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais