Está de volta o maior evento de gravel do mundo, o Rebound. Após o sucesso de 2023 e 2024, regressa com o objetivo de inspirar mais de 400.000 participantes a percorrer 5.000.000 de quilómetros todo-o-terreno em todo o mundo.
A Live Slow Ride Fast (LSRF) e a Shimano estão novamente a convidar a comunidade global de gravel a pedalar no dia 31 de maio de 2025, durante o Rebound 2025.
Os ciclistas são encorajados a construir uma rota de gravel de 24, 40, 80, 160 ou 320 km, a partir da sua
porta, com o objetivo geral de mostrar a forte comunidade de ciclistas de gravel que percorrem mais de
5 milhões de quilómetros em todo o mundo.

Como funciona o Rebound?
O Rebound foi concebido pelo antigo ciclista profissional Laurens ten Dam e pela sua equipa LSRF dos
Países Baixos.
A ideia é simples: um dia, em todo o mundo, os ciclistas poderem sair e desfrutar do mundo à sua volta, com um início sugerido para as 6:00 da manhã, hora local, coincidindo com o evento Unbound Gravel no Kansas.
O evento anual é o maior passeio de gravel do mundo, eliminando fronteiras e unindo os ciclistas no espírito único e inclusivo do gravel.
Não há taxas de inscrição nem limites de tempo, mas a equipa da LSRF e da Shimano querem ver as pessoas a pedalar, bem como a desfrutar das celebrações pós-corrida nas redes sociais. Este ano, as hashtags serão #REBOUND2025 e #UnitedInGravel.

Registo e participação gratuita
- Cria a tua credencial, no site https://rebound.cc/pt/
- De seguida, junta-te ao desafio STRAVA/ SHIMANO REBOUND (Regista-te no desafio)
- Convence os teus amigos e define os km’s que pretendem fazer
- Dia 31 de Maio às 06h00, liga o Strava e começa a pedalar.
Rebound 2024 em números

O evento Rebound 2024 registou uma enorme afluência, com um total de 361 110 participantes que,
em conjunto, percorreram 6 195 467 quilómetros e passaram 275 222 horas em movimento.
Os principais países participantes no evento Rebound 2024 foram liderados pelos Estados Unidos, com um número impressionante de 42.353 participantes.
O Reino Unido seguiu-se de perto com 33.632 participantes, e o Brasil ficou em terceiro lugar com 32.410. A Alemanha (29.519) e a França (26.105) também registaram fortes participações. A Espanha contribuiu com 19.028 ciclistas, enquanto a Itália teve 16.175.
Portugal teve um número 5453 participantes.

Desafio Strava e Strava Route Builder
O Rebound 2025 já atraiu 123.500 participantes para o Rebound Desafio STRAVA. Esta iniciativa convida ciclistas de gravel de todo o mundo a registar as suas pedaladas, ganhar prémios e estabelecer ligações através de experiências partilhadas, enquanto as ferramentas de construção de rotas do Strava ajudam a tirar melhor partido das suas aventuras.
Aproveitando os dados anónimos dos utilizadores, a ferramenta fornece sugestões de rotas inteligentes adaptadas às preferências individuais, destacando caminhos populares, pontos de interesse recomendados pela comunidade e pontos de passagem importantes.
Caraterísticas como mapas 3D e opções de planeamento interativas facilitam a visualização e a personalização de aventuras todo-o-terreno.

Como parte de uma parceria dedicada com a Strava para o Rebound 2025, uma ativação especial oferecerá aos participantes um teste gratuito das funcionalidades premium da Strava antes do evento.
Isto proporciona acesso total ao Route Builder, permitindo um melhor planeamento e preparação antes do dia da prova.
Para mais informações ou para começar a criar uma rota Rebound personalizada, visita: Strava Route
Builder.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.