Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Daniela Campos (Bizkaia-Durango) são os novos campeões nacionais de contrarrelógio.
No dia que marca o arranque dos Campeonatos Nacionais de Estrada, a decorrer em Mogadouro, até domingo, Rafael Reis e Daniela Campos foram os principais destaques ao vencerem na categoria de elite.
Começando pela prova masculina, composta por um percurso de 33,6 quilómetros, aí quem dominou foi Rafael Reis, registando o tempo de 40m23s, superiorizando-se a Ivo Oliveira (UAE Emirates), que terminou a 29 segundos, enquanto que a fechar o pódio ficou João Almeida (UAE Emirates), vencedor do ano passado, a 41 segundos.
A composição do pódio dá ainda mais destaque à vitória de Rafael Reis. O ciclista da (Glassdrive-Q8-Anicolor) sucede a João Almeida, principal figura do ciclismo nacional da atualidade, e a Ivo Oliveira vencedor da prova em 2020, ambos ciclistas pertencentes aos quadros da poderosa equipa da UAE Emirates.
Daniela Campos revalidou o título
Daniela Campos (Bizkaia-Durango) dominou a elite feminina, revalidando assim o título.
À parte da elite masculina, todas as restantes categorias em prova tinham pela frente um percurso mais curto, com um total de 21,5 quilómetros, e foi aí que Daniela Campos foi a rápida entre a elite feminina, completando a prova em 32m35s.
Daniela Campos foi mais forte que Beatriz Pereira, sua colega de equipa e segunda classificada da prova, com 7 segundos de atraso, enquanto que no terceiro lugar ficou Ana Caramelo (Kiwi Atlantico Louriña) a 12 segundos.
Em sub-23 masculinos, Pedro Andrade (Efapel Cycling) foi o vencedor, com o registo de 27m10s, superiorizando-se a Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO), em 17 segundos, e a Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), em 36 segundos.
A prova feminina contou ainda com a presença das masters, com Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/Vesam) a impor-se em masters 30, com o tempo de 35m08s.
Já em masters 40, Raquel Santos (CE Gonçalves/Azeitonense) foi a melhor em prova, com o registo de 36m07s.
Em masters 50 foi Filomena Gomes (Vertentability/CRG) a vencedora do dia com 36m01s.
Paraciclistas também estiveram em prova
Mogadouro recebeu ainda os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio de paraciclismo, tendo-se registado 13 vencedores.
Campeões Nacionais de Paraciclismo
H2 Luís Jejum (Associação Salvador)
H3 João Pinto (Mirachoro Hotels/CC Portimão/Churasqueira do Vau)
H4 Feminina Sandra Manuel (Associação Salvador)
H4 Masculino Flávio Pacheco (Santa Cruz/Botelhos.pt)
H5 Feminina Felismina Gomes (Associação Salvador)
H5 Masculino Luís Costa
B Feminina Ana Silva/Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva)
C1 Bernardo Vieira (Academia Efapel de Ciclismo)
C2 Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo)
C3 Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar)
C4 Ângelo Correia (Clube Ciclismo Amaro Antunes)
C5 Miguel Pacheco
D André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi)
Prova continua até domingo
Hoje foi ainda o primeiro de três dias do Campeonato Nacional de Estrada em Mogadouro.
A prova irá prosseguir amanhã, sábado, dia das provas de fundo para todas as categorias femininas e para os sub-23 masculinos. As femininas são as primeiras a competir, às 9h30. As corredoras de elite vão completar 87,6 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 têm pela frente 65,3 quilómetros, enquanto que a prova de cadetes e de masters 50 irá ficar-se pelos 43 quilómetros.
Classificações completas da elite, sub-23 e femininas aqui.
Classificações completas paraciclismo aqui.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.