Presidente da UCI em “ruptura” com estrelas do ciclocrosse

Presidente da UCI em “ruptura” com estrelas do ciclocrosse

Ano após ano o calendário de ciclocrosse tem ficado mais preenchido, os crossistas desde há muito tempo estão habituados a dividir-se entre muitas competições e classificações diferentes, sendo as principais o troféu Superprestige, o troféu X2O (antigo troféu DVV) e Taça do Mundo.

Acontece que nos últimos anos as rondas da Taça do Mundo quase duplicaram e incluem corridas fora do continente europeu no início da temporada (com viagens e logística acrescida), sobrecarregando o calendário dos corredores, mais do que nunca estes têm que optar por escolher quais os seus objetivos ( classificações ) e deixar outros para segundo plano.

David Lappartient, presidente da UCI, já veio a público abordar o assunto, tendo as suas palavras suscitado alguma controvérsia entre o público e principalmente entre os corredores.

O presidente da UCI sugeriu que se um corredor escolher não participar numa prova da Taça do Mundo, deveria ser excluído da mesma, depois de Thibau Nys não ter estado à partida da corrida em Dendermonde: “A Taça do Mundo não é uma competição que se possa escolher participar quando bem se entender”

disse Lappartient à DirectVelo a semana passada.

O jovem belga Nys, vencedor da primeira ronda da Taça do Mundo em Waterloo, respondeu a estas declarações:

“Não estou nada preocupado” disse Nys antes da Taça do Mundo de Troyes onde esteve à partida e terminou no sétimo posto. “Se for necessário, não participarei na Taça do Mundo porque não é prioridade”, explicou Nys à VTM News. “Planeamos corrida a corrida e estarei em Dublin na próxima semana. Não se trata de deslocações ou do tipo de organização, só acho que deveria poder programar o meu próprio calendário. Todos temos esse direito.” concluiu o corredor da Baloise Trek Lions.

De lembrar que na passada temporada, também Lars Van der Haar demonstrou o seu desagrado com o aumento de competições da Taça do Mundo da UCI, frisando que é impossível competir em todos os principais troféus da temporada, é legítimo que todos os organizadores queiram ter as principais estrelas da modalidade presentes nos seus troféus.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Marianne Vos campeã mundial de gravel

Marianne Vos campeã mundial de gravel

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Granfondo Serra De Ossa

Granfondo Serra De Ossa

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais