A Equipa de ciclismo de pista de Portugal manteve a trajectória de aproximação aos Jogos Olímpicos de Tóquio nas disciplinas de madison masculino e de omnium feminino em Glasgow.
Madison masculino
A equipa de pista Iuri Leitão e Rui Oliveira voltaram a formar a dupla nacional em madison. Conseguiram a nona posição mercê de uma volta sobre o pelotão e dos pontos alcançados em três sprints. A Equipa Portugal fechou o madison com 25 pontos.
Este resultado permitiu a Portugal consolidar a candidatura à qualificação para Tóquio, uma vez que as nações que concorrem mais directamente por uma vaga nos Jogos Olímpicos ficaram atrás da dupla portuguesa.
Omnium feminino
Também Maria Martins conseguiu um resultado auspicioso com vista ao apuramento do omnium feminino português para os Jogos Olímpicos. A ribatejana foi a 11.ª na prova de Glasgow, com 68 pontos.
Este resultado, na primeira metade da tabela, foi importante nas contas de qualificação para Tóquio, pois as nações mais próximas de Portugal no ranking, não conseguiram melhor do que Maria Martins.
Omnium Masculino
Com o 14.º lugar de Rui Oliveira no concurso olímpico de omnium e com o sétimo posto de Iuri Leitão em scratch, os dois subiram ao pódio da geral da Taça do Mundo em cada uma das disciplinas.
Rui Oliveira, a bater-se pela qualificação olímpica em omnium, foi o 14.º classificado no concurso que agrupa quatro disciplinas: scratch, corrida tempo, eliminação e corrida por pontos.
Foi mais um resultado de consolidação da candidatura portuguesa a Tóquio, uma vez que as nações que estão imediatamente atrás de Portugal no ranking de apuramento, Cazaquistão, Alemanha e Hong Kong fizeram pior do que Rui Oliveira.
Iuri Leitão voltou a dar conta do recado na disciplina de scratch, somando o sétimo lugar de hoje ao sexto da semana passada, subindo ao terceiro posto da geral da Taça do Mundo nesta disciplina.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo