Patrick Lefevere, uma das figuras mais marcantes do ciclismo profissional, anunciou a sua saída do cargo de CEO da equipa Soudal Quick-Step. Aos 69 anos, Lefevere afirmou que este é “o momento certo para mudar”, encerrando uma era que começou em 2003, quando fundou a equipa a partir da extinta Domo-Farm Frites.
Sob a sua liderança, a Soudal Quick-Step tornou-se uma das equipas mais vitoriosas da história do ciclismo, com mais de 1.000 triunfos, incluindo 22 Monumentos, uma grande volta, 124 vitórias em etapas de grandes voltas e 19 títulos mundiais. Nomes como Tom Boonen, Julian Alaphilippe e Philippe Gilbert brilharam sob a sua liderança.
Jurgen Foré, que assumiu o cargo de COO no início do ano, sucederá Lefevere como CEO. Lefevere mostrou confiança no futuro da equipa, destacando o trabalho de Foré com patrocinadores e parceiros.
“Foi uma honra liderar esta equipa incrível e criar tantas memórias especiais. Agradeço à minha família, aos ciclistas, à equipa técnica, aos patrocinadores e ao proprietário Zdenek Bakala”,
Disse Lefevere.
O panorama do pelotão WorldTour tem vindo a sofrer alterações importantes, com a equipa Ineos também a registrar alterações importantes na sua estrutura. Nos últimos anos temos assistido ao fim de uma era e à transição para um novo cenário, com diferentes protagonistas, tanto a nível individual como das equipas.
Créditos da fotografia de destaque: Soudal Quick-Step Pro Cycling Team/Wout Beel