Quarta etapa da prova espanhola O Gran Camiño ligou A Pobra do Brollón a O Cebreiro. Um dia muito duro, com quatro contagens de montanha e final no alto da última subida.
Sérgio Chumil (Burgos Burpellet BH), que venceu no Alto da Torre na última edição da Volta a Portugal, foi o primeiro a cruzar a meta. Derek Gee (Israel – Premier Tech) chegou colado ao guatemalteco, e manteve a camisola amarela.
Ler mais | Volta a Portugal 2024 | Etapa 3 | Subida à Torre

A etapa
Uma fuga inicial com apenas dois ciclistas tornou-se num grupo de 10 homens, onde também iam, entre outros, Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e Pedro Silva (Anicolor / Tien 21).
O grupo chegou a ameaçar o pelotão, mas os últimos fugitivos foram apanhados quando a corrida intensificou no grupo dos favoritos. Com 17 km para a meta, Marco Friggo (Israel – Premier Tech) terminou o seu trabalho, e Derek Gee meteu um ritmo asfixiante no grupo da frente.

A 15 km do fim, só Sérgio Chumil tinha sido capaz de seguir com o canadiano. Os dois iam revezando, perseguidos por um grupo com Davide Pignazoli (Team Polti VisitMalta) e Jefferson Cepeda (Movistar Team). Atrás, um grupo maior, onde seguia Magnus Cort (Uno-X Mobility), já sem possibilidade de discutir a etapa.
O duo da frente andou bem e não foi alcançado até ao final. No sprint pela vitória, foi Sérgio Chumil o mais forte – voltou a ganhar depois da vitória na Volta a Portugal. Derek Gee foi segundo e segurou a camisola amarela. A fechar o pódio, Davide Pignazoli.
Destaque, também, para o melhor ciclista do dia nas equipas portuguesas: David Jesús Peña (APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense) terminou a tirada na quinta posição, e subiu a 12º na geral.
Ler mais | O Gran Camiño – Etapa 3: Contrarrelógio reordena classificação geral

Top 10 da etapa
Pos. | Ciclista | Equipa | Tempo |
---|---|---|---|
1 | CHUMIL Sergio Geovani | Burgos Burpellet BH | 03:42:27 |
2 | GEE Derek | Israel – Premier Tech | “ |
3 | PIGANZOLI Davide | Team Polti VisitMalta | 0:18 |
4 | CEPEDA Jefferson Alveiro | Movistar Team | 0:19 |
5 | PEÑA Jesús David | APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense | 0:41 |
6 | CORT Magnus | Uno-X Mobility | “ |
7 | FAGÚNDEZ Eric Antonio | Burgos Burpellet BH | “ |
8 | CAICEDO Jonathan Klever | Petrolike | “ |
9 | SOENENS Viktor | Soudal Quick-Step | “ |
10 | VANSEVENANT Mauri | Soudal Quick-Step | “ |
Top 10 da Classificação geral O Gran Camiño
Pos. | Ciclista | Equipa | Tempo |
---|---|---|---|
1 | GEE Derek | Israel-Premier Tech | 11:37:32 |
2 | Davide PIGNAZOLI | Team Polti VisitMalta | 0:37 |
3 | CORT Magnus | Uno-X Mobility | 0:49 |
4 | COBO Ivan | Equipo Kern Pharma | 1:14 |
5 | FAGÚNDEZ Eric Antonio | Groupama-FDJ | 1:33 |
6 | CEPEDA Jefferson Alveiro | Euskaltel-Euskadi | 1:48 |
7 | SOENENS Viktor | Burgos Burpellet BH | 1:51 |
8 | CHUMIL Sergio Geovani | Movistar Team | 1:52 |
9 | VANSEVENANT Mauri | Caja Rural-Seguros RGA | 2:01 |
10 | KULSET Johannes | Uno-X Mobility | 2:14 |
5º etapa de O Gran Camiño
A quinta, e última etapa d’O Gran Camiño vai levar os ciclistas de Betanzos a Santiago de Compostela. 159.87 km de extensão, num dia de terreno ondulante e muito armadilhado, onde Derek Gee vai precisar de muita atenção para não ser surpreendido e confirmar a vitória na classificação geral.
Créditos da fotografia de destaque: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2025