
À medida que as várias vertentes do ciclismo foram evoluindo, o equipamento, acessórios e material à volta de cada vertente também.
Exemplo disso é o facto de existirem tipos diferentes de capacetes, sapatos, etc. para variantes como o Enduro, Downhill ou Cross-Country.
Com a vertente Gravel cada vez mais desenvolvida e cada vez com mais entusiastas a nível mundial, as marcas não só fabricam bicicletas específicas para o efeito, mas também equipamento.
Shimano atenta ao mercado
Depois de lançar recentemente um grupo completo de transmissão, travões e rodas (Shimano GRX, o qual podes ver neste nosso artigo), a marca nipónica lança agora uns sapatos específicos para Gravel.

Os sapatos de XC têm especificidades que não são necessárias para o Gravel., como a sola com tacos maiores.
Os RX8 pesam apenas 265g. (tamanho 42) retirando 60-65g do peso dos sapatos XC9 e XC7 de cross-country da Shimano.
A redução do peso foi alcançada principalmente com um pequeno calcanhar, sem suportes e um fecho Boa IP1, substituído por uma pulseira de velcro.

Para diminuir o peso, os RX8 destacam certas características que vêm com os sapatos de cross-country, mantendo os suportes de TPU resistentes à abrasão, o estabilizador de calcanhar e a sola de carbono super-rígido dos sapatos de topo de gama XC9 da Shimano, para obter o melhor equilíbrio entre o desempenho em gravel e a capacidade de todo-o-terreno.

A Shimano procurou combinar a versatilidade e a variabilidade das corridas de gravel, a parte superior do RX8 procura oferecer equilíbrio entre o poder de fixação e o conforto durante todo o dia, ou longas pedaladas de “bike packing”.

E é mais do que apenas a sensação do pé do ciclista que é acomodado com todo o conforto do dia, a tecnologia Silvadur stay-fresh é usada no material da palmilha para manter os sapatos a cheirar a novo passeio após passeio.