TESTE – Novos sapatos S-Works Recon Lace

TESTE – Novos sapatos S-Works Recon Lace

A Specialized lançou os novos sapatos S-Worlks Recon Lace, direcionados para o Gravel e BTT, com um toque de estilo extra numa plataforma de competição.

Normalmente neste tipo de lançamentos escrevemos “a marca diz que”, pois recebemos a informação mas não testámos, pelo que não podemos fazer afirmações.

Desta vez podemos fazê-lo, pois tivemos a oportunidade de testar estes sapatos durante 1 mês antes de serem apresentados ao mundo, tivemos tempo para recolher sensações e formar uma opinião acerca dos S-Works Recon Lace.

Vídeo do Unboxing e Teste

Não é novidade que o Gravel está em grande crescimento a nível mundial (em muitos países é a vertente mais vendida do ciclismo, superando a estrada).

Atentos a isso desde há alguns anos (apresentaram uma Diverge em 2014), a marca da California sabe que no gravel o estilo é um estado de espírito. Os novos S-Works Recon Lace prometem deixar os fãs da modalidade com um sorriso na cara e estilo ao seu ritmo, cada vez que saírem para pedalar.

Estes sapatos têm uma aparência intemporal combinada com recursos testados e comprovados da Body Geometry, bem como a performance e durabilidade dos sapatos já existentes S-Works Recon.

Que sapatos são esses?

A Specialized pegou em tudo o que funciona bem nos S-Works Recon (leveza, conforto, rigidez) e adicionou aquilo que diz ser uma tecnologia de fecho híper avançada à qual chama de L.A.C.E. (Laterally Adjustable Closure Engineering).

Comprovamos que, independentemente do nome “pomposo”, o aperto e ajuste dos cordões funciona francamente bem, não é como num sapato normal de outdoor, o material do cordão e o material do sapato fazem uma retenção no aperto assim que o cordão é ajustado (mesmo antes de fazer o nó final).

Assim como noutros sapatos da marca, nos S-Works Recon Lace a malha vulcanizada TPU e a parte superior de Dyneema® são flexíveis, mas de suporte, e fornecem um ajuste suave que não estica.

Cordões VS. fecho tipo BOA

São sistema diferentes, cada um com as suas vantagens e desvantagens. Caberá a cada utilizador avaliar o que prefere para si, para o tipo de ciclismo que pratica.

O fecho tipo BOA funciona muito bem, é fiável e tem como principal vantagens o facto de poder ser ajustado mesmo durante a pedalada em cima da bicicleta, e fazer um ajuste milimétrico de acordo com a necessidade do utilizador. Exige alguma manutenção e nalguma hipótese remota pode ficar danificado numa queda e deixar de funcionar.

O aperto de cordões (neste caso específico do S-Works Recon Lace), demostraram oferecer um aperto bastante linear, ou seja, apertam o pé no seu todo sem haver pontos com mais ou com menos aperto.

No que respeita à fiabilidade e durabilidade, se tiverem qualidade podem revelar-se também uma solução muito duradoura e se partirem são facilmente substituídos.

O grande inconveniente dos cordões é mesmo o facto de não se poder ajustar o aperto facilmente durante a pedalada, obrigando sempre o utilizador a parar para o fazer, no entanto, neste caso concreto dos S-Works Recon Lace só passei por isso uma vez. A partir da segunda utilização consegui escolher o aperto com o qual me sentia bem durante toda a pedalada.

Além do estilo intemporal e de acordo com o Gravel (vertente na qual se opta muitas vezes por um “look” mais descontraído), os S-Works Recon Lace também podem ser uma opção a considerar para aqueles que fazem aventuras em autonomia, ou competições por etapas, na medida em que não existe um risco tão elevado de se ficar sem aperto no sapato a meio da aventura, seja por uma queda ou avaria do sistema de aperto.

Podes ver a informação mais detalhada destes sapatos e inclusive comprar on-line em www.specialized.pt

Fotografia e vídeo: Luís Beltrão

Edição vídeo: Luís Beltrão

Edição fotografia: Jorge Branco

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Specialized lança novos capacetes – S-Works Prevail 3 e Evade 3

Specialized lança novos capacetes – S-Works Prevail 3 e Evade 3

NOVO Shimano 105 Di2 de 12 velocidades – Di2 mais acessível

NOVO Shimano 105 Di2 de 12 velocidades – Di2 mais acessível

Trek Checkpoint SL 6 | Teste

Trek Checkpoint SL 6 | Teste

Teste de luzes de bicicleta diurnas | Bontrager Flare RT e Ion 200 RT

Teste de luzes de bicicleta diurnas | Bontrager Flare RT e Ion 200 RT

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos