A Michelin tem vindo a renovar e a completar a sua gama de pneus para bicicleta, e os pneus mais recentes no mercado para Gravel já estão disponíveis em Portugal.
São os Michelin Power Gravel, especificos para gravel. O modelo vai estar no
mercado nas medidas 700c com 33 e 35mm de largura.
Desenhado para o rigor dos terrenos de gravel e preparado para a competição. Este pneu POWER Gravel está equipado com as tecnologias “"”; “Bead 2 Bead” “Protek"”; banda de reforço protectora em todo o pneu e um novo composto de borracha “X-Miles”, segundo a marca para maior durabilidade.
É “Tubeless Ready” com um peso muito razoável, 360gr/ 33mm e 380g/35m, todos eles com o mesmo padrão de piso triangular e direccional com agressivos tacos laterais.
O que é isto do “Bead 2 Bead Protek”?
A tecnologia Bead2Bead Protek é um reforço cruzado alta densidade que protege todo o revestimento interno do pneu. De acordo com a marca, a banda de rodagem e as bandas laterais estão reforçadas para assegurar máxima protecção e longevidade.
O PVP deste pneu será de €44,00, e já está disponível no mercado.
Outras novidades recentes da marca
No cross-country
Para um mercado com mais utilizadores, o XC (cross-country), a marca lançou o ano passado novos pneus, estes utilizados na taça do mundo pela equipa KMC- Suntour, onde figuram atletas como Jordan Sarrou e Victor Koretzki.
Os pneus são o “Jet XCR” e o “Force XC”.
O Jet XCR, é o único de toda a gama com 150 TPI na construção da sua carcaça (quando o normal em pneus de XC é entre os 100 e os 120 TPI em pneus de gama alta) e com um composto de borracha diferente de todos os outros (GUM – X2D).
A marca anuncia que é um pneu com um excelente rácio de peso, resistência, tracção e capacidade roladora, fatores dificeis de combinar num só pneu.
O “Force XC”, apela ter excelente tração e grip, bem como resistência e robustez nas pedras e raízes.
No Enduro
Na vertente Enduro, o pneu é o “Wild enduro”, que é utilizado pelos “riders” profissionais da equipa “Miranda”, como o português José Borges ou o francês Karim Amour.
De acordo com a marca esta gama foi desenvolvida para diferentes consumidores; tanto para os fãs da disciplina como para os pilotos profissionais que procuram pneus para elevada performance, com aderência máxima e resistente.
A flexibilidade da gama adapta-se ao leque de terrenos encontrados no Enduro, desde trilhos de floresta, piso empedrado, enlameados rochosos e húmidos.
As tecnologias aplicadas neste pneu são a “GRAVITY SHIELD”,
“MAGI-XІ” (desenvolvido especialmente para usar na roda da frente, oferece maior aderência e tracção a alta
velocidade) e “GUM-X3D” (desenvolvido para apoiar as mudanças de direcção a alta velocidade e garantir aderência).
Os pneus com Gum-X têm também o revestimento protector “"”; “gravity Shield"”; com uma adição para pneu traseiro, banda “"”; “Pinch Protection"”; que aumenta a rigidez e minimiza furos.
Terminologia:
TPI: “thread per inch” ou, “fios por polegada”, é a forma de medição das camadas de fios de que é construída a carcaça de um pneu, quanto menos camadas de fios, mais borracha tem que ser utilizada para preencher esse espaço entre eles.
Quanto maior for o TPI maior a flexibilidade e a resistência do pneu, mas menor a durabilidade.
Quanto menor for o TPI menor a flexibilidade, maior o peso e a durabilidade.