Além de preço mais baixo o novo Sram NX Eagle tem maior compatibilidade.
O ano passado a marca norte-americana lançou, para o agrado de muitos, o SRAM GX Eagle, tornando a tecnologia 1X12 mais acessível a todos, tendo em conta que tanto o XX, como o XO têm preços bem mais elevados que o GX.
Este ano essa tecnologia ficará ainda mais acessível com o novo NX Eagle, que é muito similar ao GX, mas tem algumas diferenças de realce e que não saltam logo à vista.
Além de ter um preço mais baixo, o NX terá a particularidade de poder ser usado com um cepo normal Shimano em vez do “XD” da SRAM obrigatório no caso dos grupos GX, XO e XX.
E porquê pode ser usado com um cepo normal Shimano?
Aqui vem a segunda particularidade do NX, que é o facto da sua relação de carretos, começar num carreto de 11 dentes seja qual for a cassete deste grupo, e isto é que permite que o mesmo seja utilizado com cepo Shimano “tradicional”.
Por um lado, este “pequeno grande pormenor” (carreto mais pequeno ter 11 dentes) pode fazer diferença na hora de escolher o prato a utilizar, ou no que respeita ao rácio de mudanças poderá não compensar em relação ao 1X11, vai depender dos objectivos e tipo BTT que cada um faz.
Por outro lado a questão da cassete ser compatível com os cepos de 8, 9, e 10 velocidades, ao contrário dos outros grupos Eagle, poderá não fazer diferença para alguns e permitirá fazer o “upgrade” para 1X12 de uma forma menos dispendiosa, sem trocar o cepo.
Além disto, o novo GX é compatível com toda a outra tecnologia Eagle, e a palavra compatibilidade “é música para os ouvidos do ciclista”, pois permite comprar peças mais baratas de um grupo e fazer um “MIX” com a parte que interessa dos grupos mais caros (nomeadamente a cassete e o cepo para ter o carreto de 10 dentes por exemplo).
No que respeita ao peso, falando do grupo completo pesará mais 302 gr. que o GX Eagle (2049 gr. em vez das 1747 gr.).
O preço rondará os 325€ para o grupo completo (preço não confirmado).
A Sram responde desta forma ao ultimo lançamento da Shimano (XTR 1X12), usufruindo da vantagem de ter esta tecnologia há mais tempo, tornando-a cada vez mais acessível e compatível.
Se valerá a pena cabe a cada um avaliar, se tivermos hipótese de experimentar e testar um , passaremos a nossa opinião para facilitar a tua escolha.
Luís Beltrão
Mr.B.