Novo Shimano Ultegra já causa polémica

Novo Shimano Ultegra já causa polémica
Sinal dos tempos? O novo grupo Shimano ultegra R8000 já causa polémica.

 

A Shimano acaba de lançar a mais recente versão do seu grupo Ultegra, seguindo a habitual fórmula ganhadora; Um grupo em grande parte idêntico em tecnologias ao topo-de-gama Dura-Ace lançado no ano passado, mas com uma relação qualidade-preço muito mais competitiva.

Pela primeira vez nesta gama, estão disponíveis travões de disco hidráulicos (embora anteriormente existissem travões de disco hidráulicos “Ultegra-level”). Novidade é ainda o sistema Synchro Shift (no Ultegra Di2), que move os desviadores dianteiro e traseiro de forma sincronizada utilizando apenas um shifter para engrenar mudanças.

Relativamente ao peso, se retirarmos as rodas da equação, o novo grupo chega até a ser ligeiramente mais pesado que o anterior segundo os números facultados.

No que respeita ao funcionamento, não podemos ainda dar a nossa opinião, mas tendo em conta as melhorias apresentadas no ano passado no grupo Dura-Ace e apostando na habitual qualidade Shimano, só podemos esperar o melhor Ultegra de sempre – Mais uma expectativa nossa por exemplo, é que o sistema Synchro Shift funciona de forma abismal nos desviadores de montanha.

Mas a grande novidade é externa à Shimano e tem a ver com o preço do grupo praticado em algumas lojas online, já que o novo motor de vendas em volume da Shimano entrou no mercado com desconto instantâneo.

Confuso não é? Um produto que é novidade, com desconto? Não vemos este tipo de prática, por exemplo nos lançamentos de novos telemóveis ou outro tipo de equipamentos.

Logo após o seu lançamento, algumas das lojas gigantes da internet colocaram este novo grupo da Shimano à venda com descontos que chegavam aos até 27%, algo que é fortemente penalizador para as lojas de rua, especialmente em países como Portugal, onde o poder de compra é mais baixo comparativamente com a UE

Fazendo uma pequena pesquisa, encontramos por exemplo na Evan Cycles este produto por menos 300 libras que o preço de venda normal, mas encontra-se em mais sites.

No seu Facebook, a shimano promoveu o lançamento deste grupo no início de Junho, e debateu-se com uma reação imediata por parte das lojas de bicicletas (como podem ver aqui), que partilharam a sua opinião e até alertaram a Shimano para o facto de estarem a acontecer tais práticas comerciais

A Shimano respondeu, declarando que não pode controlar o mercado, algo a que as lojas de rua apenas podem por sua vez responder com uma redução de compras e stocks.

Os lojistas lembraram o gigante azul que as grandes cadeias por detrás desta desvalorização forçarão ainda mais o preço para baixo, e argumentaram que foram as lojas de rua que ajudaram a criar a riqueza da Shimano.

Contra a força dos números das compras das grandes lojas on-line e a posição da Shimano, os lojistas avisaram que isto vai certamente impulsionar a volta da Sram ás paredes das lojas locais.

Uma coisa é certa, com esta disparidade de poder de compra as lojas nacionais encontram-se cada vez mais numa situação difícil, já que para muitas a margem é inferior a estes descontos, e nem sempre os clientes conseguem descortinar as vantagens de comprar na loja.

Polémica à parte, mostramos o novo Shimano Ultegra R8000 componente a componente:

 

As novas manetes são melhoradas ao nível da ergonomia e suavidade de acionamento e pesam 438g(ST-R8000) ou 550g(ST-R8020)

 

O Desviador traseiro de tecnologia Shadow fica mais protegido dos impactos e pesa 200g (Caixa curta) ou 210g (Caixa média).

 

O Desviador dianteiro foi redesenhado e pesa apenas 92g (mecânico, “braze-on”) ou 106g (mecânico, de abraçadeira), ou 132g. (Di2).

 

O Pedaleiro com design inspirado no Dura-Ace pesa 690g (53-39T), 681g (52-36T), 674g (50-34T), 668g (46-36T)

A cassete está disponível em 6 versões diferentes: 11-25T, 11-28T, 11-30T, 11-32T, 12-25T e 14-28T e pesa 232g.(versão 11-25T).

 

Os pedais contam agora com uma altura ainda mais reduzida e pesam apenas 248g.

Os travões de disco hidráulicos passam a fazer parte da gama Ultegra.

As pinças de travão mecânicas continuam a estar disponíveis, em versão duplo pivot e direct mount, ambas compatíveis com pneus de 28mm, o que também é novidade. Pesam 182g e 178g (frente e trás) com as versões direct mount a pesarem 174 e 160g.

Como podem comprovar, a estética é irrepreensível e a funcionalidade certamente não fica atrás mas a grandes questões que agora se colocam são duas:

onde comprar? E onde ficam as lojas portuguesas?

 

Mr. B.

Noticias relacionadas

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Alice Segre no Desertus Bikus 

Alice Segre no Desertus Bikus 

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais