O novo Shimano 105 Di2 estende as 12v. e a comutação wireless a mais ciclistas. Comemorando o seu 40º aniversário desde a sua primeira introdução em 1982, o grupo de componentes Shimano 105 recebe agora uma atualização para a tecnologia Di2.
Os ciclistas que tradicionalmente usavam sistemas mecânicos de transmissão agora podem
experimentar as funções e as tecnologias herdadas das recentes atualizações do Dura-Ace e do
Ultegra.
O tão esperado Shimano 105 R7100, não só oferece desempenho Di2 para uma gama totalmente nova de ciclistas, mas também oferece a comutação sem fios de 12 velocidades com operação fácil e de maior fiabilidade.
SHIMANO 105 Di2
Com o seu sistema inovador de transmissão Di2 (Digital Integrated Intelligence) lançado em 2009, esta
versão mais recente do Shimano Di2 apresenta melhorias funcionais críticas, incluindo um cockpit sem
fios e o salto para 12 velocidades.

E de acordo com a Shimano tudo foi feito sem nenhum sacrifício para as mudanças rápidas, precisas e confiáveis que os ciclistas esperam de todos os grupos de estrada Shimano.
Agora na gama 105 também poderás usufruir do seguinte:
- Plataforma Di2 integrada – Um sistema Di2 completamente redesenhado para uma comutação rápida num cockpit wireless.
- Transmissão avançada – 12 velocidades otimizadas para ter eficiência e mudanças perfeitas.
- Interface e ergonomia refinadas – Com o equilíbrio ideal de conforto, aerodinâmica e estética, o Shimano 105 oferece ergonomia segura e confortável, bem como uma estética de cockpit mais limpa.
- Sistema de travagem aprimorado – De forma a melhorar o controlo de travagem, o novo sistema Shimano 105 oferece um sistema mais silencioso e de fácil manutenção
- Novas rodas em carbono – Combinam aerodinâmica, rigidez, peso e custo, numa opção competitiva de roda em carbono e com possibilidade tubeless.
SHIMANO 105 Di2: Wireless onde mais interessa
O Shimano 105 Di2 utiliza um sistema híbrido, apresentando um cockpit sem fios emparelhado unicamente numa conexão com fios entre a bateria armazenada no espigão de selim e os desviadores
(frente e trás), garantindo maior confiança em todas as condições.
E-tube Project
Tal como o Dura-Ace e Ultegra, o sistema Shimano 105 Di2 é altamente personalizável usando o aplicativo E-tube Project da Shimano no teu smartphone.

Com o E-tube Project podes configurar o teu sistema de transmissão de forma a ajustar a velocidade de
mudança, alterar o número de mudanças por acionamento do botão e utilizar funcionalidade de
mudança sincronizada e semi-sincronizada.
Também podes emparelhar o sistema com a maioria dos ciclo-computadores de ciclismo de terceiros,
incluindo Garmin e Wahoo, que permitem monitorizar a mudança atual e o estado da bateria.
SHIMANO 105 Di2: Interface e ergonomia
As novas manetes de mudança e travão Shimano 105 apresentam uma ergonomia e refinamentos
incomparáveis seguindo o feedback dos ciclistas profissionais, onde um topo mais elevado e um novo
formato da manete aumentam o conforto e controlo em todas as posições de condução.

A travagem também foi otimizada através de uma ação mais leve da manete e respetiva expansão da área de travagem.
As manetes utilizam um circuito integrado sem fios que é propriedade da Shimano, apresentando uma
comutação rápida, segura e com baixo consumo de energia. Ao compararmos com outras plataformas
wireless é possível verificar-se a baixa probabilidade de interferência, a rapidez de comutação e a maior
duração da vida útil da bateria.
Também, ao ser usada apenas uma bateria interna, o carregamento torna-se mais simples e a própria bateria é protegida de melhor forma, garantindo uma comutação rápida, mas também confiável.
SHIMANO105Di2: Tecnologia de transmissão
Ao mudar para uma cassete de 12 velocidades, a série R7100 tem agora agora os andamentos que os ciclistas desejam com uma comutação inteligente entre eles.

Este é o resultado da otimização dos componentes de transmissão, que incluem as seguintes opções a cassete:
- 11-34D
- 11-36D
No pedaleiro as opções são:
- 50-34D
- 52-36D
Juntos, oferecem combinações de mudanças baixas, mesmo abaixo de 1:1, que permitem aos ciclistas enfrentar declives mais íngremes e controlar melhor o esforço, mantendo uma cadência confortável.
O novo sistema também é compatível com as versões anteriores, o que significa que podem ser usadas as rodas com cepo de 11 velocidades com o novo Shimano 105 Di2.
Pedaleiro FC-R7100
- Pedaleiro HOLLOWTECH II
- 2×12 velocidades
Combinação de andamentos:
- 50-34D
- 52-36D, disponível mais tarde

Cassete CS-R7100
- 12 velocidades
- Andamento de 11D para uma eficiência ideal
- Compatível com cepos de 11 velocidades
- 11-34D
Cassete CS-HG710-12
- 12 velocidades
- Andamento de 11D para uma eficiência ideal
- Compatível com cepos de 11 velocidades
- 11-36D, disponível mais tarde

Desviador traseiro RD-R7150
- Desviador com a tecnologia SHIMANO SHADOW
- Conectividade D-FLY integrada
- Tecnologia Di2 de12 velocidades
- Compatível com cassetes 11-34D e 11-36D

Desviador da frente FD-R7150
- Tecnologia Di2 12 velocidades
- Comutação rápida e precisa

Manete Mudança/Travão ST-R7170
- Conectividade Di2 Wireless
- Manete de duplo-controlo 2×12
- Capa de borracha refinada para melhor ergonomia e aerodinâmica
- Melhoria de acesso aos botões
SHIMANO105Di2: Travagem
Tal como os últimos Dura-Ace e Ultegra, o novo Shimano 105 apresenta um sistema de travagem renovado que segundo a Shimano é mais silencioso e mais fácil de controlar.
Como características principais, destaca-se o ponto inicial de contato mais rápido com uma zona ampla de controlo e 1% de maior distância entre o rotor de disco e as pastilhas.
O sistema de sangramento também passou a ser mais fácil, uma vez que existe agora a possibilidade de o fazer sem remover a pinça do quadro.
Novas rodas de carbono RS710
Continuando na busca de tecnologia a baixo preço, a Shimano lançou também dois conjuntos de rodas de estrada em carbono mais acessíveis: C32 para escalar e C46 para o uso geral.

A C32 possui uma altura de aro de 32 mm, largura interna de aro de 21 mm e pesa 1.502g.
A C46 tem 46 mm de altura, largura interna de 21 mm e pesa 1.610g.
Ambas as rodas que não são de série são compatíveis com 11 e 12 velocidades, prontas para tubeless e vêm com um logotipo Shimano.
WH-RS710-C32-TL
- 665g roda da frente, 839g roda traseira
- 21mm de aro interno e tubeless
WH-RS710-C46-TL
- 719g roda da frente, 893g roda traseira
- 21mm de aro interno e tubeless
Disponibilidade e preços
Para saberes mais pormenores como a disponibilidade, pontos de venda e preços do novo Shimano 105 Di2 vê o site do importador em Portugal aqui: www.scvouga.pt/pt/ciclismo/shimano
Mais pormenores técnicos aqui: road.shimano.com/pt/105di2
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