A marca americana acaba de lançar a mais recente evolução de um dos modelos bandeira da marca, a nova Specialized Epic, lançada juntamente com a Epic EVO.
Nova Specialized Epic
Desde que Ned Overend se apresentou na linha de partida com a primeira bicicleta de competição de Cross Country com suspensão total, as Epic foram evoluíndo ao longo dos anos e ficando conhecidas, principalmente pelo seu sistema de suspensão “Brain”.
Agora, de acordo com a marca, com o amortecedor Brain mais inteligente, resistente e reactivo de sempre e um quadro mais rígido e leve, a nova Epic focada para a competição de XC vem melhorada em vários aspectos.
Novo Brain
A famosa tecnologia Brain, na suspensão e amortecedor da Epic, distingue as diferenças entre forças de pedalada e de impacto – mantém a suspensão eficientemente firme em terrenos suaves e muda automaticamente para activa no instante em que as coisas ficam mais complicadas, no terreno mais acidentado.
A Specialized diz que o novo amortecedor Brain na Epic proporciona uma plataforma mais firme, uma acção mais flexível nos terrenos mais acidentados e uma transição mais suave entre modos. (Lá está, estas coisas é sempre necessário testar).
A marca anuncia ainda o Brain mais robusto de sempre. A ser verdade é de louvar, pois os anteriores viajavam muito (exclusivamente para a marca) para garantia e manutenção e, como tal, a Specialized detectou as fragilidades e supostamente melhorou a fiabilidade.
A Specialized diz que o novo amortecedor é tão robusto, que não só prolongaram os intervalos de serviço na mola pneumática e no amortecedor, como incluíram ainda dois anos de serviço anual Brain em cada nova Epic vendida, para garantir que cada bicicleta apresente um desempenho de nível elite, mostrando assim um sinal de confiança ao utilizador neste novo Brain.
Quadro renovado
A Specialized afirma que é o culminar de duas décadas de aperfeiçoamento, os novos quadros Epic são mais leves e rígidos do que nunca.
O chassis S-Works Epic em carbono FACT 12m retira mais de 100 gramas ao seu antecessor (nesta parte nunca sabemos que pensar, se o novo é muito bom, ou se o anterior era muito pesado), usa uma biela em carbono e apresenta um aumento de 15% na rigidez do triângulo traseiro.
O quadro em carbono FACT 11m encontrado no resto da gama Epic agora corresponde à rigidez e peso do chassis S-Works anterior, ou seja agora por um preço mais acessível tens o anterior carbono topo de gama.
Geometria mais Progressiva
Percorrer os percursos mais técnicos de XC da actualidade requer uma geometria inspirada nas bicicletas de Trail, optimizando a capacidade de resposta para o XC moderno.
Combinando uma manobrabilidade precisa com uma capacidade aprimorada em terrenos técnicos, “relaxaram” o tubo de direcção para 67,5 graus (tinha 69,5 graus na anterior geração). Embora este seja um ponto onde a concorrência já tinha chegado há cerca de 3 anos atrás, esta alteração é muito bem vinda e faz muita diferença, à qual se junta um offset da suspensão que foi pioneiro em 2018. Também aumentaram o alcance, especificaram avanços e escoras inferiores mais curtos e baixaram o eixo pedaleiro em 9mm.
Ajuste Rx – Receita para a Velocidade
A equipa de engenheiros e técnicos trabalhou para desenvolver todos os aspectos da suspensão da Epic numa singularidade com um desempenho óptimo.
O design do chassis, telemetria, tamanho das rodas, taragem da mola, espaçadores customizados, viscosidade do fluído hidráulico – todos os detalhes foram tidos em conta, prototipados e ajustados até que o todo fosse muito mais rápido que a soma de suas partes. É de resto nestes pormenores que as ditas “marcas grandes” fazem a diferença.
Nova Specialized Epic EVO
A Evolução do Chassis
O coração do chassis da EVO é o mesmo triângulo dianteiro super leve e rígido da Epic. Para a estabilidade, conceberam uma extremidade traseira construída propositadamente.
Por fim, melhoram o controlo e o desempenho nos trilhos ao unificar as extremidades dianteira e traseira com uma biela de amortecedor rígida, optimizada para o amortecedor métrico utilizado na EVO.
Geometria EVO: Estável e Rápida
Tanto o ângulo do tubo de direção de 66,5 graus da EVO como o seu eixo pedaleiro mais baixo ajudam a manter a Epic Evo calma quando o trilho se torna técnico.
Para a eficiência na pedalada, ângulo do selim é ¾ de um grau mais íngreme que o seu antecessor. Se desejas uma condução mais precisa e um pouco mais de folga, basta inverteres o FlipChip – os ângulos ficam meio grau mais acentuados e o eixo pedaleiro sobe 6 mm.
Tudo isto soa muito bem, a Epic EVO deverá ser “animalesca” a descer trilhos.
Sem Brain
Para conquistar os trilhos mais difíceis o mais rápido possível, a Epic EVO mantém a forma ultra eficiente de pedalar, mas troca o Brain em favor de um amortecedor métrico com ajuste de rebound e compressão.
Uma biela construída propositadamente produz um rácio de alavancagem de 2.8:1 e melhora o desempenho do amortecedor traseiro com os seus 110 mm. de curso. A suspensão dianteira e os seus 120 mm. Pistons personalizados e ajuste de rebound e compressão completam a EVO com uma suspensão equilibrada e inteligente.
Pela informação disponível esta é uma bicicleta com a qual podes fazer de tudo, num fim-de-semana estás numa maratona com uns amigos, noutro estás a fazer umas valentes descidas com outros amigos.
E resumo
Parece que temos uma Epic com melhorias nos pontos menos bons de anteriores versões e uma Epic EVO com características que parecem fazer justiça a essa denominação.
Resta saber se no terreno funciona tão bem como na descrição.
Mais informações em Specialized.pt
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