A Merida lançou recentemente a sua nova bicicleta de Enduro Electrica, a eOne-Sixty vem recheada de novos desenvolvimentos e tecnologias que podem inclusive redefinir o futuro da marca noutros modelos.

De acordo com a marca, a eONE-SIXTY é a bicicleta mais tecnológica e avançada que desenvolveram. Os materiais utilizados, o desenho e a integração de todos os componentes da bicicleta são autêntica vanguarda.
À antiga bicicleta da Merida já lhe “pesavam” os anos e esta nova eOne-Sixty traz inovações que deixam a bicicleta mais actual e a par do que já se vê nos modelos da concorrência.

Optaram por misturar a roda de 29 com 27,5 para a maior capacidade ao absorver obstáculos das 29er e a maior agilidade e velocidade de reacção da roda mais pequena.

Os engenheiros alemães afirmam que juntamente com os pneus de 2,5 “, a roda dianteira 29 torna a direcção precisa e permite que a bicicleta mantenha muito bem a velocidade, mesmo nas descidas mais sinuosas.

Enquanto a roda de 27,5 “e o pneu traseiro de 2,6” proporcionam máxima tracção e aderência nas descidas.
Destaques
Thermo gate ou como dissipar o calor
O carbono não é um bom condutor de calor e, para evitar o sobreaquecimento da bateria, os senhores da Merida desenvolveram o Thermo gate.

Funciona como uma chaminé, permite que o ar suba e saia do interior do tubo. O normal é que o calor gerado pela bateria não seja um problema, mas pode ser agravado se deixarmos a bicicleta ao sol por um período prolongado de tempo. Caso isso aconteça, o sistema de porta Thermo gate garante que esse excesso de calor possa sair, mantendo a temperatura da bateria sempre num valor ideal para seu perfeito funcionamento.
Integração do interruptor
O novo sistema InTube requer uma forma prática e simples de ligar e desligar o sistema, pois não há possibilidade de aceder directamente à bateria. Para isso, os engenheiros e designers acharam que a melhor maneira foi colocar o interruptor no quadro, algo não é novidade pois já se vê noutras marcas.

Nova bateria Shimano InTube
A nova bateria Shimano InTube é o coração da eONE-SIXTY. Sobre esta nova bateria foi projectado o quadro e a geometria da nova bicicleta de e-enduro.

A capacidade é mantida em 504Wh e, embora já existam baterias de maior capacidade, a bateria de Shimano oferece vantagens muito significativas para o desempenho da bicicleta. É mais leve, é carregada em 5 horas, permite que o centro de gravidade seja menor, melhora a rigidez da bicicleta, já que requer um buraco mais pequeno.
Além disso, o desenho da bateria possui uma capa de alumínio, o que ajuda a dissipar mais o calor e melhorar o desempenho e a duração da bateria. Após 1000 ciclos de uso, a bateria economiza 60% da sua capacidade.
Eixo Merida com chave Allen integrada
O eixo traseiro esconde uma chave Allen dentro com a qual pode montar e desmontar as duas rodas. O desenho integra uma chave de 6mm e uma chave de 4mm, os dois pontos que mais podes usar em plena rota.

Enquanto a chave de 6 mm é para os eixos das rodas, a chave de 4 mm é usada para o guiador, o avanço, a braçadeira de selim e a bateria.

Além disso, também pode ser usado para pressionar o botão “ativar bateria”, necessário quando a bateria entra em modo de repouso ou não foi usado por pelo menos seis meses.
Cockpit Merida
A eONE-SIXTY vem equipada com um “cockpit” Merida integrado. Potência ultracurta com guiador largo e diâmetro de 35mm para adaptar-se aos novos padrões de geometria.

Os cabos do sistema eléctrico são guiados internamente e o sistema da Shimano dão um aspecto limpo e elegante à bicicleta.

Um modelo que era necessário e é bem vindo, no sentido em que vem “refrescar” uma bicicleta importante no panorama da marca, colocando-a agora num patamar ao nível da concorrência.