Novidade 2019 – Novas Specialized Stumpjumper

Novidade 2019 – Novas Specialized Stumpjumper

A Specialized apresentou no dia 17 de Abril as novas Stumpjumper para 2019, sim novas porque são 3 versões e bicicletas diferentes.

A Stumpjumper é o modelo mais icónico da história da Specialized, tendo acompanhado grande parte da história da marca californiana.

Mike Sinyard, fundador da Specialized com a primeira Stumpjumper

Na sua história e evolução tem passado por várias fases, e para 2019 a Specialized lança uma Stumpjumper completamente redesenhada e que agora conta com 3 bicicletas diferentes, as quais garantem vertentes entre o XC Trail e o Enduro.

O que tem de novo? TUDO.

Os fãs da marca, ou os utilizadores mais atentos irão reparar desde logo que há muitos anos que este modelo não trazia tantas novidades no seu lançamento.

As ultimas Stumpjumper eram bicicletas que tinham uma base estética e até técnica de outras já existentes na marca, nomeadamente a Enduro ou a Epic.

Stumpjumper 2018

Desta vez não, a Specialized deve ter investido bem pois esta bicicleta foi toda desenhada e desenvolvida de raiz, é uma bicicleta completamente nova.

E a muitos de nós, nem nos passa pela cabeça quanto tempo uma marca de referência como esta demora a desenvolver um novo produto, com o objectivo de ser o melhor.

Desenhos e testes 3D do novo protector de escora e sistema SWAT.

 

Desenvolvimento do novo triângulo principal do quadro.

 

Cada pormenor é trabalhado ao detalhe, como por exemplo o sistema SWAT.

 

Construção do quadro.

 

Foram realizados milhares de testes em fábrica, mas na sede da Specialized em Morgan Hill fazem novamente os testes finais de fadiga do quadro.

O que salta desde logo à vista é o novo quadro de braço lateral.

Da acordo com a marca esta nova estrutura e design é muito mais eficiente, pois liga directamente os três pontos de apoio da parte traseira do amortecedor ao quadro, e isto faz com que a flexão do quadro seja minimizada quando a suspensão traseira está activa.

Além disto pouparam 100g. na construção do quadro, só nesta parte.

Em resumo um quadro com maior rigidez, com novo link de amortecedor que permite a montagem de vários amortecedores standard, um design que permite também a montagem de grade de bidom e houve ainda a preocupação de aumentar o espaço do sistema SWAT.

Não experimentámos mas acreditamos que seja verdade, de qualquer forma na nossa opinião, em termos estéticos e de design fica “um grito”, simplesmente abismal.

Independentemente de tudo o resto, só este pormenor (do braço lateral) faz com que as pessoas que não entendam muito de bicicletas percebam porque é que nós investimos “x” dinheiro nesta bicicleta.

Praticamente não se vêem cabos pelo quadro.

Torna a bicicleta única, com personalidade própria e vê-se desde logo que há uma forte componente de engenharia de produto no seu desenvolvimento.

Este quadro serve de base para as 3 versões diferentes, bem como a de mulher, tendo elas depois montadas suspensões e amortecedores com diferentes cursos, e no caso da EVO estando só disponível para já em alumínio.

Nenhum acessório ou pormenor foi deixado de parte

Foi desenvolvido um novo protector de escora, que não só protege melhor como permite menos ruído e oscilação da corrente.

O guia de corrente permite um fácil acesso á mesma sem ter que se desmontar.

3 novas bicicletas diferentes numa família só

Temos assim a Stumpjumper ST (Short Travel), depois a Stumpjumper “standard”, e há o regresso da Stumpjumper EVO, uma bicicleta com o mesmo curso de suspensão da Stumpjumper (150mm) mas com uma geometria de quadro diferente.

Cada uma destas versões terá as suas várias gamas.

Stumpjumper ST

A Stumpjumper ST vem substituir a Camber, uma bicicleta de trail mais ligeira, mais capaz de fazer quilómetros e subidas mais longas, que combina uma suspensão de 130mm. com um amortecedor de 120mm. disponível tanto em roda 29 como 27,5.

Existirão 4 gamas na ST, a começar nos 2.033,00€ para a “Comp” de alumínio e de mulher, finalizando nos 9.148.00€ para a “S-Works”.

Stumpjumper

A Stumpjumper “standard” digamos assim é a bicicleta de trail puro, concebida para percorrer trilhos constantemente, para subir e descer montanhas, com 150mm. de suspensão disponível em roda 29 e 27,5.

A Stumpjumper terá 5 gamas diferentes, a começar nos 2.949,00€ para a “comp” de alumínio e terminando nos 9.148,00€ para a “S-Works”.

Stumpjumper EVO

Em 2015 a Specialized teve uma Stumpjumper EVO com o mesmo conceito, ângulo mais aberto na frente, suspensões com mais curso.

Esta EVO tem o mesmo curso de suspensão que a Stumpjumper (150mm.), a diferença está no quadro e na sua geometria, com 63,5º de ângulo na frente.

Colocando ambas a bicicletas lado a lado as diferenças são notórias.

É uma bicicleta mais agressiva para quem quer uma bicicleta mais direccionada para as descidas e enduro, será disponibilizada em roda 29 e 27,5 só com quadro de alumínio.

Em resumo

Esta nova família Stumpjumper abrange várias vertentes do BTT, tem opções variadas e válidas para quem quer passar os dias pelos trilhos das nossas serras no “sobe e desce”.

Aqui tens um vídeo com os responsáveis da marca a explicarem e mostrarem os principais pormenores.

Segundo a marca, na construção desta bicicleta deixaram de parte as patentes e sistemas, e focaram-se simplesmente em fazer uma bicicleta divertida e que se adaptasse ao que o utilizador procura nos dias de hoje.

O que te passámos aqui foi uma primeira análise de acordo com a informação que a marca fornece.

Resta-nos agora confirmar se todo este desenvolvimento se traduz na prática, assim que tivermos oportunidade de meter as mãos numa iremos passar-te todas as sensações que nos transmite.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

 

 

 

 

Noticias relacionadas

Trek Rail+ – A nova bicicleta de montanha elétrica da marca americana

Trek Rail+ – A nova bicicleta de montanha elétrica da marca americana

A Trek apresenta a nova Powerfly+ 

A Trek apresenta a nova Powerfly+ 

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

Taça do Mundo de XCO – Ronda 7: Lake Placid

FOX anuncia nova tecnologia de suspensão Live Valve Neo

FOX anuncia nova tecnologia de suspensão Live Valve Neo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais