A marca americana lançou hoje a nível mundial a nova Specialized Tero X, uma bicicleta elétrica altamente versátil, com capacidade de carga tanto para o dia a dia como para a aventura.
As bicicletas eléctricas de montanha versáteis e com capacidade de carga não é um segmento onde a Specialized tenha expressão, mas atenta à dinâmica e evolução do mercado, a marca decide apostar num novo modelo que chega ao mercado com argumentos fortes.
A Specialized pretende com este modelo ter uma bicicleta de qualidade, versátil e acessível no preço (no panorama das biclcetas elétricas), comparativamente com as marcas concorrentes.
À plataforma do modelo já existente, Specialized Tero, adicionaram suspensão traseira e alguns acessórios conferem à bicicleta maior polivalência, pensada de origem para poder acomodar guarda lamas e alguma capacidade de carga.
A suspensão traseira é caracterizada por um mono pivot, que isola o peso extra da carga do funcionamento da suspensão. Além disso, ao ser desenvolvida de raíz para ter guarda lamas, este não interfere com o funcionamento da suspensão.
Os guarda-lamas têm 65mm. e permitem a utilização de pneus 2,35.
Motores
Na Suíça, onde se encontra o centro de desenvolvimento “Turbo” da Specialized e onde desenvolvem todos os motores da marca, os engenheiros adaptaram as unidades 2.0 e 2.2 já existentes noutros modelos como a Turbo Levo ou Turbo Kenevo, à nova Tero X.
Sem novidade neste aspecto, tratam-se dos motores Specialized 2.0 e 2.2 incorporados no quadro de alumínio da Tero X, que segundo a marca quadruplica a potência do ciclista, gerando ampla potência para facilitar o trabalho nas subidas mais íngremes.
O motor ganha maior ênfase neste modelo pois além de auxiliar simplesmente a capacidade do ciclista, fornece o músculo extra necessário para carregar o equipamento de trekking, o material para acampar, lanches de fim de semana, ou as compras para casa sem suar.
A Specialized anuncia até seis horas de tempo de condução assistida em modo “ECO”, mas quem tem experiência com bicicletas elétricas sabe que a autonomia vai depender dos modos de assistência utilizada e do percurso.
Característica importante em qualquer bicicleta elétrica, principalmente se tem um peso entre os 26 e 27 kg’s. como a Tero X, é o facto das suas baterias serem facilmente removíveis para carregamento separadamente da bicicleta.
Sistema TCT Mastermind
Assim como em outros modelos elétricos da Specialized, também a Tero X tem este sistema. O MasterMind é um ecrã totalmente personalizável que revela todas as informações relevantes sobre a tua volta, permitindo o ajuste em tempo real dos níveis de potência da assistência elétrica no guiador.
Tem um calculador de autonomia integrado, com o qual o utilizador pode maximizar a autonomia e tempo de volta.
Sistema anti-roubo
A Specialized equipou esta bicicleta com o sistema “Turbo Lock“, um recurso desenvolvido para deixar os ladrões de bicicleta infelizes. Acionado através da aplicação Mission Control fácil de usar, o Sistema Turbo Lock desativa efetivamente o motor da bicicleta enquanto ativa um alarme de sensor de movimento.
Espigão telescópico, guarda lamas e iluminação de série
Atendendo ao publico e objectivos desta bicicleta, que são a aventura e versatilidade para o dia a dia, a Specialized coloca de origem em todos os modelos Tero X, guarda-lamas, iluminação até 1.000 lúmenes de potência do farol e uma luz traseira sensível à velocidade disponível que aumenta o brilho de 11 para 22 lúmenes quando a desaceleração é detetada e ainda o espigão telescópico.
O espigão telescópico, além das vantagens já conhecidas em terrenos e descidas técnicas, é colocado porque a marca obteve por parte de muitos utilizadores, o feedback de que este acessório também ajuda na entrada e saída da bicicleta.
Disponibilidade e preços
A nova Tero X pode ser adquirida on-line ou nas lojas representantes.
Podes ver as várias gamas, os preços e disponibilidade aqui no site da marca em Portugal: www.specialized.com/pt
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube, Instagram, Twitter e Facebook.