NOVA Specialized Epic World Cup

NOVA Specialized Epic World Cup

Depois de “deixar escapar” umas fotografias antes do tempo, a marca da California apresentou hoje a nova Specialized Epic World Cup, um modelo icónico da marca e esperado com expectativa por parte do público.

Mas na verdade este modelo não é uma substituição ou atualização da suspensão total Epic, que foi atualizada há relativamente pouco tempo (2021).

Esta nova Epic World Cup pode ver-se mais como uma substituição da Epic Hardtail, resta saber se isso acabará mesmo por acontecer, mais cedo ou mais tarde. Este modelo é apresentado como uma bicicleta de XC direcionada aos percursos suaves a moderadamente técnicos.

A Specialized afirma que foi necessário uma abordagem de desenvolvimento totalmente integrada para criar esta máquina, inventando um novo amortecedor radical e quatro décadas de experiência em vitórias off-road.

Máxima eficiência graças ao design de amortecedor

Segundo informação da marca o quadro tem BB e rigidez de torção inigualáveis, bem como uma tecnologia de amortecedor radical com o objectivo de oferecer eficiência líder na categoria.

Graças a molas pneumáticas positivas e negativas totalmente exclusivas e independentemente ajustáveis, o amortecedor WCID (World Cup Integrated Design) concebido pela Specialized dá à Epic World Cup o hardtail “snap” com controlo e capacidade em todo o terreno – além da capacidade de personalizar configurações às condições do percurso e estilo de condução.

A tecnologia empregue neste amortecedor garante que não seja necessário o bloqueio e desbloqueio habituais noutros amortecedores, nem o Brain da Specialized.

Não ocultar para não prejudicar

Os responsáveis pelo projecto do quadro da Epic afirmam que poderiam facilmente ocultar todo o amortecedor no quadro, mas isso causaria um aquecimento que em situações mais extremas retira desempenho ao amortecedor, além de acrescentar peso extra desnecessário.

75mm. que equivalem a 100mm.

De acordo com a Specialized os 75 mm. de curso traseiro da Epic World Cup oferecem o controlo e a capacidade de uma bicicleta de curso muito mais longo. Por ser desenhada para ser conduzida no máximo ou quase, produz o mesmo curso positivo de uma bicicleta de curso de 100 mm. configurada com 25% de sag.

Para otimizar ainda mais o desempenho da suspensão, a equipa Specialized Ride Dynamics ajustou a taxa de mola para ser relativamente plana no meio do curso para lidar com a maioria das forças de impacto, como uma bicicleta de curso mais longo.

Neste vídeo a marca mostra como se ajusta o amortecedor para os três setups possíveis

Sem Brain nem 120mm.

O Brain é uma válvula de inércia que ativa o amortecedor quando a roda recebe os impactos do terreno, um sistema que foi “bandeira” da Specialized por duas décadas, no entanto, no últimos anos a marca foi retirando o sistema das bicicletas de Trail e All Mountain, deixando-o somente nos modelos de XC.

Neste modelo, o novo amortecedor SID WCID também renunciou ao Brain, no entanto a forqueta continua a integrar essa tecnologia. Na frente a Epic World Cup não tem 120mm., como tem sido a tendência nos últimos modelos da concorrência, mas sim 110mm.

Para os que desejam algo mais de curso, continuam a ter disponível a Epic EVO, essa sim com 120mm.

Seriamente leve com a “ajuda” da Aethos

Com um peso de quadro de apenas 1.765 gramas (pintado com amortecedor e todo o hardware), a Epic World Cup supera o mais leve dos concorrentes.

A marca acredita que isto se traduz em escalada mais rápida, mais eficiente e condução mais ágil. Alcançaram o peso pluma e a rigidez da Epic WC aplicando o que aprenderam no desenvolvimento do modelo de estrada, Specialized Aethos, o quadro de estrada de produção mais leve já feito, especificamente o layout avançado de compósito e as formas dos tubos.

Segundo informação da Specialized, os responsáveis pelo projeto sabiam que para atender às demandas dos pilotos de XC de elite de todo mundo e à mudança das pistas da Taça do Mundo, seria necessária uma abordagem de design integrado sem precedentes.

Afirmam que estão orgulhosos da nova Epic World Cup e acreditam que esta não vai defraudar o legado vencedor da família Epic, nem os ciclistas confiam neste modelo há várias décadas.

Preços e disponibilidade

Podes ver a gama completa, as cores, os preços e a disponibilidade da nova Specialized Epic World Cup, aqui no site da marca em portugal: https://www.specialized.com/pt/pt

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Milão-Sanremo: Van der Poel bate Ganna e Pogacar

Milão-Sanremo: Van der Poel bate Ganna e Pogacar

Cape Epic 2025 – Etapa 6: Equipa Wilier-Vittoria responde e aperta Scott-Sram

Cape Epic 2025 – Etapa 6: Equipa Wilier-Vittoria responde e aperta Scott-Sram

Trek intensifica as suas ações para um futuro mais responsável

Trek intensifica as suas ações para um futuro mais responsável

Cape Epic 2025 – Etapa 5: Schurter e Colombo destacam-se

Cape Epic 2025 – Etapa 5: Schurter e Colombo destacam-se

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais