Nova Specialized Epic HT – Mais simples e arrojada.

Nova Specialized Epic HT – Mais simples e arrojada.

A Specialized lançou uma nova Epic HT, e apesar de só termos visto fotografias por enquanto, diga-se que parece bem melhor que a anterior.

Um novo quadro com ângulo de direcção de 68,5º, mais leve 75 gramas face ao modelo anterior e na nossa opinião, esteticamente mais apelativo e com uma construção mais simples.

Antes de passarmos às características da bicicleta, queria só fazer um pequeno aparte em relação ao quadro anterior da Epic HT, na primeira pessoa, porque é a minha bicicleta.

Recebi o quadro Epic HT de garantia após o meu Stumjumper HT ter rachado e nesse aspecto, por experiência pessoal posso dizer-vos que a Sepcialized não falhou, tendo a factura de compra em meu poder a marca trocou um quadro com 5 anos por um novo, sem complicações.

Acontece que, apesar do Epic HT ser mais leve e teoricamente mas evoluído, na minha opinião era menos bonito e até menos funcional que o Stumpjumper HT. Sobre a parte da beleza não vou desenvolver, cada um tem os seus gostos… 🙂

Quando menciono “menos funcional”, refiro-me ao facto de passar o cabo da mudança traseira por fora do quadro (na zona da escora inferior), pois as impurezas do terreno (pó, lama, água) entram mais facilmente em contacto com as espirais, e o tempo entre manutenções tende a ser mais reduzido.

Epic HT 2017

Surpreendeu-me isso acontecer (o cabo passar por fora na EPIC HT modelo 2017) quando no modelo anterior (Stumpjumper HT) os cabos já estavam integrados dentro do quadro.

Stumjumper HT 2016

A justificação para isso junto da loja era de que isso tinha sido feito para poupar peso no quadro.

Pois bem, isso explica o quão duro os engenheiros da Specialized trabalharam no modelo agora lançado, porque conseguiram fazer um quadro mais leve que o anterior, com cablagem totalmente integrada!

Provavelmente guardaram umas gramas para a altura em que a concorrência lançar um quadro mais leve, porque supostamente com os cabos por fora, este quadro seria ainda mais leve. 🙂

Passemos aos pormenores do novo modelo Epic HT 2019

De acordo com a Specialized, o objetivo para esta nova bicicleta foi cortar no peso.

Os percursos de XC são inegavelmente mais técnicos do que no passado e isso levou a Specialized a fazer uma bicicleta mais capaz em pistas mais difíceis – Através de uma geometria totalmente nova, com um ângulo de direcção de 68,5º, espaço para pneus modernos com maiores volumes e a capacidade de utilizar espigão telescópico.

O novo quadro num tamanho Médio, pintado, pesa apenas 790 gramas. Ou seja, é mais leve 75 gramas que o quadro da anterior.

Apesar de terem aumentado ângulo da direcção para 68,5 graus, a bicicleta ainda necessitava de ser ágil para cortar as curvas mais apertadas, pelo que precisavam que a distância entre eixos se mantivesse apertada e para isso reduziram o “offset” da suspensão dianteira para 42mm.

O espigão de selim passa a ter a medida de 30,9 em vez dos anteriores 27,2mm para poder ter a opção de montagem de espigão telescópico, uma tendência dos dias de hoje e especialmente importante para que uma bicicleta semi-rígida consiga atacar as zonas mais técnicas dos novos percursos de XC.

Seguindo também as tendências da Taça do Mundo, onde os atletas de cross-country estão a usar aros e pneus mais largos com pressões mais baixas que no passado, a Specialized construiu o novo quadro de forma a poder encaixar pneus 2.3” a 2.4”, com bastante folga para lama.

Modelos Epic HT 2019:

Serão 7 os modelos Epic HT completos, bem como uma opção de quadro S-Works.3.

O preço começa nos 2099€ (o modelo Carbon 29) e sobe até aos 9499€ (a versão S-Works SRAM AXS). O quadro S-Works será vendido por 2999€.

Epic HT Comp Carbon 2019
Epic HT S-Works AXS 2019

Como habitual, as Epic Hardtail não terão todas o mesmo quadro, então o que é que os distingue?

Existem dois quadros na gama. Os modelos S-Works apresentam os quadros em carbono FACT 12M (denominação da marca que indica o nível de rigidez), enquanto os modelos Pro, Expert, Comp, e Carbon 29 são construídos com os quadros em carbono FACT 11M. O quadro S-Works é 140 gramas mais leve.

Assim que tivermos oportunidade de a experimentar daremos a nossa opinião sobre o desempenho no terreno.

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Por: Luís Beltrão

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