Nathan Haas – de profissional da Estrada para o Gravel com apoio da Colnago

Nathan Haas – de profissional da Estrada para o Gravel com apoio da Colnago

Nathan Haas teve uma carreira que começou no BTT, passando depois para a estrada onde correu dez anos nas fileiras de quatro equipas World Tour de estrada. Faz agora a transição para o mundo do Gravel com apoio da Colnago.

Um projeto “Full Circle” foi idealizado pelo próprio Haas, pelas estradas de terra para fechar o círculo da sua carreira como ciclista profissional.

O denominador comum é sempre o mesmo: dá tudo de ti e luta pela vitória numa disciplina emergente das duas rodas. Por serem valores que se refletem na história da Colnago, uma das marcas de de referência no mundo no ciclocrosse, uma disciplina que tem algumas semelhanças com o Gravel.

“Andar de bicicleta para mim sempre foi evoluir – como atleta e como uma expressão de mim mesmo. Mergulhei os meus dedos em quase todas as formas de ciclismo e, embora a minha carreira no ciclismo de estrada tenha sido a minha maior conquista até hoje, nunca me classifiquei como ciclista de estrada. Eu não poderia ter sonhado com uma marca melhor para esta nova aventura na minha carreira do que a Colnago. Sei que não haverá comprometimento no desempenho e irei para todas as corridas com o melhor equipamento que posso imaginar”,

disse Nathan Haas.

Com as bicicletas Colnago, campeões do calibre de Wout van Aert, Sven Nys, Niels Albert, Adri van der Poel, Lars Boom, Paul Herygers e o italiano Luca Bramati, citando os mais famosos, correram em circuitos de terra, barro e areia, com grandes conquistas, incluindo um total de oito títulos mundiais de ciclocrosse.

Em 2021 a americana Lauren De Crescenzo venceu o UNBOUND Gravel 200 numa Colnago G3-X, uma prova muito dura e considerada a mais importante do mundo do Gravel.

“A marca italiana de maior sucesso na história das bicicletas encontrou o parceiro ideal em Nathan Haas. Bom gosto, criatividade, estilo e força unem-se num projeto que verá nascer cinco bicicletas únicas, exclusivas e, francamente, lindas. O Nathan é o homem certo para representar a Colnago em estradas de Gravel em todo o mundo. Mas não é só estilo: é correr para vencer com estilo!”.

Disse Manolo Bertocchi, chefe de marketing da Colnago.

O visual de Nathan tem a mão do designer Richard Pierce que, em colaboração com a Colnago e a Castelli, vão produzir a roupa que permitirá que ele expresse o desejo de “acertar on alvo” do ponto de vista estético.

Não é coincidência que as três carreiras de Nathan estejam representadas dentro de um círculo, um dispositivo gráfico que lembra um alvo.

Também entre os parceiros envolvidos neste projeto está a Campagnolo, que fornecerá o grupo de Gravel Ekar de 13 velocidades, combinado com rodas Shamal, guiador e avanço Deda Elementi.

Corridas programadas

Nathan Haas vai iniciar as principais corridas do calendário UCI Gravel World Series, além de algumas das importantes corridas de Gravel do calendário internacional:

  • La Santa Vall (Espanha) 6 de março,
  • The Traka (Espanha) 30 de abril a 1 de maio,
  • UNBOUND Gravel ( EUA) 4 de junho,
  • The BWR Carolina do Norte (EUA) 11 de junho,
  • Migration Gravel Race (Quénia) 23-26 de junho,
  • The Rift (Islândia) 23 de julho,
  • SBT GRVL (EUA) 14 de agosto,
  • King’s Cup Gravel Race (Reino Unido) 24 Setembro
  • Outros dos eventos da Nova Eroica (Itália e outros países).

Quem é Nathan Haas

Nascido em Brisbane a 12 de março de 1989, Haas fez a sua estreia internacional no BTT representando a Austrália duas vezes no Campeonato do Mundo UCI.

Em 2011, quando se mudou para a estrada, conquistou a classificação geral do Herald Sun Tour, prova por etapas na Austrália, e a Taça do Japão.

Na sua estreia entre os profissionais, em 2012, conquistou a classificação geral do Tour da Grã-Bretanha. Em 2014, ele ganhou a Taça do Japão novamente, e em 2016 ganhou a classificação de melhor escalador no Tour de Yorkshire.

Os resultados de maior destaque são um quarto lugar na Amstel Gold Race em 2017 e um 18.º lugar na Milan-Sanremo em 2018.

Nos últimos campeonatos do mundo na Bélgica, fez assim a sua despedida.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Nairo Quintana já só pensa no dia 12 de outubro

Nairo Quintana já só pensa no dia 12 de outubro

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

‘Matxín’ deixa cargo de director desportivo da UAE Team Emirates na estrada

Mathieu van der Poel no primeiro Campeonato do Mundo de Gravel – “É histórico”

Mathieu van der Poel no primeiro Campeonato do Mundo de Gravel – “É histórico”

Campeonato Nacional de XCO 2022

Campeonato Nacional de XCO 2022

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos