MTB Trophy Aldeias do Xisto – 28 a 30 de Outubro 2022

MTB Trophy Aldeias do Xisto – 28 a 30 de Outubro 2022

Nos próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2022, a Cabreira Solutions em parceria com a Rede de Aldeias do Xisto promove uma vez mais, o MTB Trophy Aldeias do Xisto, que este ano cumpre a
segunda edição.

O MTB Trophy Aldeias do Xisto é uma prova desportiva de bicicletas de montanha (onde poderão também participar bicicletas com motor, no entanto estes atletas estão sujeitos a uma classificação diferente), composta por 3 etapas obrigatórias, com orientação por GPS, que apenas pode ser disputada em Solos.

  • Etapa 1: Vila de Rei
  • Etapa 2: Proença a Nova
  • Etapa 3: Castelo Branco
Fotografia: Eduardo Campos

Após o sucesso alcançado na edição inaugural, no ano transato, as entidades envolvidas propõem-se a elevar ainda mais a fasquia.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 Municípios da Região Centro.

Neste caso os concelhos escolhidos para esta segunda edição do MTB Trophy Aldeias do Xisto são: Vila de Rei, Proença-a-Nova e Castelo Branco, que em pareceria com a entidade técnica, Cabreira Solutions, farão as honras da região e proporcionarão três dias inesquecíveis de desporto, mais concretamente em BTT, favorecendo o contacto direto com o património cultural, arquitetónico e paisagístico desta lindíssima região.

Durante três dias, os atletas e familiares estarão em contacto com este território maravilhoso, com uma variada oferta de turismo e com as tradições culturais da região.

As etapas

Etapa 1: Vila de Rei

A primeira das três etapas decorrerá no centro geodésico de Portugal, em Vila de Rei. Aqui, ao
longo de cerca de 56 kms com 1700mt D+, poderão sentir o território que outrora fora ocupado pelos seus primeiros habitantes, os Celtas e depois os Romanos.

A não perder será a visita ao ex libris Vilarregense, o vértice geodésico que assinala o Centro
Geodésico de Portugal e se situa na Serra da Melriça, a cerca de 600 m de altitude e com uma
vista 360º sobre um horizonte vasto.

A sua altitude permite deslumbrar grande parte do concelho de Vila de Rei bem como os concelhos limítrofes, e não só, onde se destaca a Serra da Lousã e, com tempo limpo, a Serra da Estrela, a quase 100 km de distância.

Etapa 2: Proença a Nova

O segundo dia terá o centro nevrálgico em Proença-a-Nova, numa etapa de 58kms com 2100mt D+, este concelho reúne também um conjunto vasto de pontos de interesse turístico.

Este concelho está munido por um dinâmico Centro Ciência Viva da Floresta que oferece programas cheios de atividades.

Os participantes percorrerão locais como a ponte romana sobre a Ribeira da Pracana ou a ponte filipina do Malhadal, que testemunham a ocupação do território no passado, mas terão oportunidade de contactar com a arquitetura contemporânea, com particular destaque para a Torre de Vigia do Arquiteto Siza Vieira, no topo da Serra das Talhadas, que oferece uma vista de 360º sobre Proença-a-Nova e os concelhos vizinhos.

O concelho integra o Geopark Naturtejo e os seus geomonumentos que proporcionam paisagens panorâmicas perante as quais é impossível ficar indiferente.

Etapa 3: Castelo Branco

A etapa final terá partida e chegada na capital de distrito Castelo Branco, pelo meio, 54 kms. com 1100mt D+.

Nesta etapa da consagração de vencedores e finishers, os atletas terão a oportunidade de usufruir de um dia com ambiente misto, isto é, será uma mescla de percurso urbano com percurso rural que deixará um gostinho especial nos participantes, pela diversidade de paisagem e qualidade dos trilhos e ruelas.

A história estará presente uma vez mais com a possibilidade de visitarem lugares como a Estação Arqueológica do Monte de São Martinho, ou o Cruzeiro de São João, que é um cruzeiro manuelino, granítico com um Cristo Crucificado e está classificado como Monumento Nacional, entre outros pontos de interesse.

A segunda edição do MTB Trophy Aldeias do Xisto proporcionará, certamente, três dias de cicloturismo de natureza, com convivências inesquecíveis, que se perpetuarão, por muitos anos, na memória dos participantes e os farão regressar com familiares e amigos, com ou sem bicicleta em ocasiões futuras.

Inscrições e mais informações

Os interessados em inscrições no MTB Trophy Aldeias de Xisto, podem fazê-lo clicando AQUI.

Mais informações no site do evento: https://aldeiasdoxistomtbtrophy.com

Para quem gosta de caminhar, existem mais de 600Km de percursos pedestres devidamente homologados. Os amantes de BTT vão ficar surpreendidos com a oferta de trilhos com vários níveis de
dificuldade ancorados nos Centros de BTT, que são “autênticas estações de serviço em regime
de self-service adaptadas aos praticantes da modalidade”.

As Aldeias do Xisto têm programas de eventos de natureza vária no qual se enquadra este MTB Trophy e o turista tem sempre o papel principal na arte de bem receber, durante todo o ano e em condições de alojamento excecionais e qualidade gastronómica de excelência.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

Roglic confirma foco total na Jumbo-Visma

O que é uma boa Alimentação e Suplementação para ciclista?

O que é uma boa Alimentação e Suplementação para ciclista?

Ciclocrosse – 3.ª prova da Taça de Portugal |  Santo Tirso

Ciclocrosse – 3.ª prova da Taça de Portugal |  Santo Tirso

Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

Ciclocrosse – 7.ª prova da Taça do Mundo | Hulst

2 Comments

  1. Esta é uma bela iniciativa, com a qual os amantes do ciclismo em geral estarão sempre informados das actividades respeitantes a modalidade.Parabens e obrigado
    JMSANTOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos