Decorreu em Souto Santa Maria, Guimarães, o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO).
Elites Masculinos

Na corrida masculina de Elites houve uma luta intensa pela vitória entre os três principais candidatos ao título, Ricardo Marinheiro, David Rosa e Mário Costa.

Só nos metros finais se viria a conhecer o novo Campeão Nacional, Ricardo Marinheiro arrancou já perto do fim para erguer os braços com 7 segundos de vantagem sobre David Rosa e 9 segundos relativamente a Mário Costa.
Ricardo Marinheiro David Rosa


Elites femininos
Raquel Queirós voltou a afirmar-se num patamar superior à concorrência feminina. Apesar de ser sub-23 de primeiro ano, a atleta dominou a prova de elite.

Joana Monteiro terminou no segundo posto a 2m.32s. de Raquel Queirós e no terceiro posto do pódio terminou Melissa Maia, a 4m.09s. da vencedora.

Vídeo resumo das provas – Federação Portuguesa de Ciclismo
Sub-23

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) é o dono do título de sub-23, tendo triunfado diante de dois corredores empenhados na época de estrada, Miguel Salgueiro (Sicasal/Constantinos), que gastou mais 42 segundos, e Hélder Gonçalves (UD Oliveirense/InOutBuild), que ficou a 1m51s.
Juniores masculinos
A corrida de juniores masculinos terminou com vitória de Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis), que deixou o segundo classificado, Tiago Coelho (Maiatos), a 17 segundos. O terceiro, a 2m00s, foi Tiago Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).
Juniores femininos

Na categoria de juniores femininos, Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) impôs-se com autoridade, deixando Daniela Campos (BTT Loulé/Elevis), a 3m14s, e Rafaela Ramalho (Maiatos), a 13m57s, nas restantes posições do pódio.
Cadetes
Os campeões nacionais de cadetes são João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sofia Gomes (Vilanovense/Coreva/Duorep), vencendo isolados as respetivas provas.
Veteranos
Em veteranos impuseram-se os master 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas/AKIplast/PVS) e Raquel Marques (Axpo/FirstBike Team), os master 40 Marco Macedo (Saertex Portugal/Edaetech) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), o master 50 António Sousa e o master 60 Manuel Sousa (Saertex Portugal/Edatech), único participante nesta categoria.
Tiago Craveiro foi o melhor paraciclista.
A Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde venceu a classificação por equipas.
Classificações completas aqui.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.