A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a Associação de Ciclismo do Minho e a Câmara Municipal de Melgaço apresentaram a candidatura deste município à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO) em 2025.
A apresentação foi conhecida durante as comemorações dos 20 anos do Centro de Estágios da vila minhota, onde decorreu a segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse.
Nessa apresentação, Delmino Pereira, presidente da FPC, destacou as “condições excecionais da zona de Melgaço para a prática do ciclismo de estrada e de montanha” e considerou a candidatura “forte”.
“Temos uma candidatura forte para conseguir organizar em 2025 o campeonato europeu de ‘cross country’ olímpico, que já foi apresentada à UCI (União Ciclista Internacional) e para a qual queremos ter também o apoio da federação espanhola e da federação galega de ciclismo”,
disse.
Também o ministro da Educação garantiu o apoio do Governo à candidatura de Melgaço para a organização dos campeonatos europeus de XCO em 2025, apresentada pela FPC.
“Contem com o Governo, estou convencido que temos todas as condições e que, com a nossa ajuda e influência, podemos trabalhar para que a candidatura seja bem-sucedida”,
disse Tiago Brandão Rodrigues
Delmino Pereira destacou ainda o facto de os europeus de XCO serem “uma prova universal, de uma variante olímpica, disputada nas categorias de juniores, sub-23 e elites, em masculinos e femininos”.
De acordo com o presidente da FPC, a escolha para a organização dos europeus de XCO de 2025 será feita no próximo mês de março, na Assembleia-Geral da UCI.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.