Além de algumas contratações e reforços para o bloco de Tadej Pogacar no Tour de France, outras coisas estão a mudar no seio da UAE Team Emirates. Joxean Fernández, mais conhecido no mundo do ciclismo como Matxín, irá deixar o cargo de director desportivo da UAE Team Emirates no final da presente temporada.
O espanhol de 51 anos tem sido um dos “arquitetos” da equipa do Emirados Árabes Unidos, mas acumula muitas funções, pelo que irá trocar o seu lugar como director desportivo dentro da viatura da equipa durante as corridas, por outras funções mais reservadas ao interior da equipa.
Em declarações à imprensa Matxín foi muito claro:
“Vou a retirar-me das funções de líder da equipa … Sou director desportivo e faço, entre outras coisas, o calendário de competições e o planeamento que existe à volta disso. Isso é muito trabalho, porque são mais de cem pessoas envolvidas.
Além disso, temos muito bons líderes de equipa como Fabio Baldato, Fabrizio Guidi, Marco Marcato, Manuele Mori, Aart Vierhouten e Andrej Hauptman, entre outros. Têm muita qualidade e assumem a sua responsabilidade no carro como líderes da equipa. Continuarei a estar presente em algumas corridas, mas não no carro.”
” Este ano fiz o UAE Tour, o Giro d’Italia, o Tour de France e a Vuelta a Espanha com grande paixão. Depois de trinta anos acho que foi bom … foi uma decisão minha dizer adeus à liderança da equipa por enquanto.”
Matxín destacou-se como olheiro da Quick-Step, tendo ligação próxima como Patrick Lefevere desde os tempos da Mapei.
Em 2017 entrou na UAE Team Emirates, onde se tem destacado como director desportivo, continuando a fazer uso da sua capacidade de descobrir e desenvolver jovens talentos, sendo o caso mais mediático a contratação de Tadej Pogacar, que já deu dois Tour de France, entre outros títulos importantes à equipa.
Além do bicampeão do Tour de France, chegaram também à equipa João Almeida, Brandon McNulty, Alessandro Covi e Juan Ayuso, outros talentos que procuram espaço e necessitam tempo de evolução, bem como blocos equilibrados em seu redor.
Talvez o facto da equipa não ter revalidado a vitória no Tour de France tenha feito soar alguns alarmes, e desta forma os responsáveis tenham achado por bem fazer algumas alterações na estrutura.
Para já, Joxean Fernández continuará certamente a fazer uso da sua excelente capacidade de olheiro, bem como a conduzir questões contratuais com os ciclistas, além de outras funções no seio da equipa, mas não como decisor no calor das corridas, como o vinha fazendo até esta temporada.
Fotografia: UAE Team Emirates
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.