Mathieu van der Poel viu-se obrigado a retirar da competição em Dezembro de 2021, por uma lesão nas costas que se arrastou desde a sua queda nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e que o impediu de fazer algumas corridas da temporada de ciclocrosse, como havia planeado.
Tendo só feito uma corrida de ciclocrosse, e abandonando na segunda que tentou fazer, o holandês optou por parar de competir e dedicar-se somente à sua recuperação.
Aproveitou ainda a paragem provocada pela lesão nas costas para ser submetido a uma pequena cirurgia ao joelho, no qual tinha uma pequena lesão provocada por uma queda num treino.
O estágio em Calp
Mathieu van der Poel já se encontra a treinar há algum tempo, sendo que nas últimas semanas tem estado em Calp (Espanha), acumulando treino de horas, quilómetros e altimetria.
Segundo dados divulgados no seu perfil do Strava (vale o que vale), na semana passada Van der Poel fez 950 km’s., acumulando 30 horas de treino em cima da bicicleta, com 15.089 metros de desnível acumulado.
O possível calendário
Apesar de não haver nenhum comunicado oficial da equipa, parece que o fenómeno dos Países Baixos estará de regresso à estrada no dia 22 deste mês, na semana internacional Coppi e Bartali, uma corrida em Itália com 5 etapas.
De acordo com alguns sites, Matheiu van der Poel estará presente na Dwars door Vlaanderen (através da Flandres), no dia 30 de Março e depois no Tour de Flandres (corrida que venceu e 2020) no dia 3 de Abril.
Esta seria a preparação para o objectivo ainda possível no que toca a clássicas deste ano, o Paris-Roubaix, que se realizará no dia 17 de Abril.
Após estas corridas Mathieu van der Poel tem para já no seu calendário, o Giro de Itália e Tour de France.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.