Mark Cavendish está confirmado como reforço da Astana para 2023.
É a confirmação dos rumores que se vinham adensando nas últimas semanas e que ganharam ainda mais força no último fim-de-semana, depois de terem sido divulgadas algumas fotografias do ciclista britânico no estágio da formação do Cazaquistão.
Foi a própria Astana a colocar um ponto final nesses mesmos rumores, confirmando oficialmente a entrada de Mark Cavendish na equipa para a temporada 2023.
Aos 37 anos, e após ter vestido as cores da Quick-Step Alpha Vinyl nas duas últimas temporadas, e depois do projeto da B&B Hotels, equipa com a qual tinha tudo acordado para 2023, ter ficado por terra devido à falta de financiamento, Cavendish ruma à Astana em busca de mais vitórias na sua já extensa carreira, garantindo que a vontade de subir ao lugar mais alto do pódio continua bem presente.
Já tenho uma longa carreira, mas o prazer de pedalar e o desejo de continuar a ganhar são tão fortes como sempre. Por isso, estou ansioso por fazer parte de uma equipa bem-sucedida, quer seja para trabalharmos em conjunto para alcançar vitórias, cruzando eu a linha de meta em primeiro, ou celebrando os meus colegas. Como sempre, o objetivo será estarmos no lugar mais alto do pódio.”
É de ressalvar que o ciclista britânico é o atual recordista de vitórias em etapas no Tour, com um total de 34, marca apenas igualmente atingida pelo ex-ciclista Eddy Merckx. Logo é fácil de pressupor que um dos objetivos para esta temporada passará pela tentativa de conquistar etapas no Tour de França, o que a acontecer, o tornará numa lenda daquela mítica prova.
No entanto, o currículo de Cavendish, um dos melhores ´sprinters´ da história do ciclismo, vai muito além das boas prestações na prova francesa. O britânico soma 161 triunfos ao longo da sua carreira, divididos também por várias edições da Vuelta a Espanha e do Giro d’Itália, isto, entre muitos outros prémios meritórios, como o título mundial obtido em 2011.
Depois de uma longa espera, a legião de fãs que Mark Cavendish tem vindo a conquistar desde 2006, pode agora respirar de alívio, pois o contrato que acaba de assinar com a Astana garante a sua continuidade entre os melhores do pelotão internacional por mais uma temporada.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.